quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Comunidade de Moreiras em Rio Espera realiza 1ª Festa da Consciência Negra e registra Associação Quilombola

02 de dezembro de 2019 Arquidiocese

Nos dias 23 e 24 de novembro a comunidade de Moreiras, localizada no município de Rio Espera, promoveu a 1ª Festa da Consciência Negra. Unindo cultura e ancestralidade, a programação teve uma celebração litúrgica, congado, capoeira, hip hop, poesia, teatro, concurso da beleza negra, além do artesanato e culinária locais incrementaram a festa.

A festa comemorou, também, uma conquista importante para a comunidade. A criação da Associação Quilombola dos Moreiras – ASQUIMO, que foi registrada no mês de setembro. Este é um passo firme para que a comunidade remanescente de quilombolas esteja habilitada a pleitear melhorias para os moradores e disseminar sua rica história, cultura e costumes ancestrais.

A diretoria da Associação Quilombola dos Moreiras é compota pelos seguintes membros: José Euzébio (presidente), Maria Marta (vice-presidente), Deniltin (secretário), Maciel Fábio (segundo secretário), José Sermo (primeiro tesoureiro) e Andresa (segunda tesoureira). O Conselho Fiscal é composto por Alex, Rita de Cássia, Ana Paula, Donizete, Sílvio e Cláudia Emília.

“A festa representou muita coisa pra comunidade, que é uma comunidade quilombola  certificada no dia 14 de abril de 2007. Foram 12 anos de luta tentando registrar a associação da comunidade e batendo de frente com uma imensa burocracia e obstáculos. Neste ano, no dia 18 de Setembro conseguimos o registro da associação quilombola da comunidade”, afirmou o presidente, José Euzébio.

Agenda