terça-feira

, 23 de abril de 2024

Coral São José é um dos projetos de extensão da FDLM

24 de maio de 2022 Arquidiocese

Após dois anos, por causa da pandemia, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) está retomando às atividades de extensão. Por essa razão, ao longo desta semana serão publicados textos sobre os quatro projetos: Coral São José, Comunidade da Figueira, Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) e o Grupo de Teatro São José.

O primeiro projeto a ser destacado é o Coral São José. Conheça:

Presente ao longo da história quase tricentenária do Seminário São José, o Coral sempre contou com grupos musicais que auxiliavam e abrilhantavam as cerimônias litúrgicas e artísticas, tanto dentro como fora do Seminário como fora. Desde 2007, está sob regência da organista, professora e pesquisadora Josinéia Godinho e, em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes, é composto por seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia.

Em matéria publicada na edição nº 317 do Jornal Pastoral , Josinéia explicou que “a música esteve presente no Seminário de Mariana desde sua fundação, influenciada pelo contexto vivido na região”.

Conduzido pela maestrina, o Coral São José participou neste ano da Missa da Unidade e do Crisma, ocorrida em 09 de abril, em Mariana (MG), auxiliando na Liturgia presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.  Além disso, cantou também na última ordenação diaconal desta Igreja Particular, realizada em 07 de maio, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG).

Coral São José na Missa da Unidade 2022 – Thalia Gonçalves/DACOM Arquidiocese de Mariana

Já nesta quarta-feira, 25 de março, será a vez de conhecer a Comunidade da Figueira.

Texto: Com a colaboração de Samuelson Martins Mesquita

Foto capa: Arquivo da turma do 1º período de Filosofia

Veja também:

Faculdade Dom Luciano Mendes retoma seus projetos de extensão

Leia a história matéria do Jornal Pastoral sobre a história da música no Seminário AQUI

Agenda