sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Correios lança selo em comemoração aos 270 anos Seminário São José

22 de dezembro de 2020 Arquidiocese

Os Correios lançaram neste domingo, 20 de dezembro, um selo comemorativo aos 270 anos do Seminário São José. Uma solenidade alusiva ao lançamento foi realizada e contou com a presença do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, do monsenhor Valter Magno de Carvalho, do reitor do Seminário, monsenhor Celso Murilo de Souza Reis, do Vigário Geral dos Presbíteros, monsenhor Danival Milagres Coelho, do diretor da Faculdade Dom Luciano, padre José Carlos dos Santos, do diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano, padre Edvaldo Antonio de Melo, do gerente de atendimento de vendas de Barbacena dos Correios, Gustavo Fonseca e Silva, e  do gerente da Agência dos Correios de Mariana, Júlio Cesar Castro Magalhães. A cerimônia também contou com a presença dos padres formadores e seminaristas que durante este período estavam sob o regime de quarentena, e foi transmitida pelas redes sociais.

O selo faz parte das iniciativas do “Projeto Memória” e tem como objetivo dar publicidade e registrar a história do Seminário. Ele é composto pela fachada do prédio construído em 1934, pelo arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB (1922-1960) onde, atualmente, é a referência formativa do Seminário de Mariana. Na parte inferior, se encontra a logo desenvolvida pelo diácono Lucas Alberto Muniz que retrata as fases do seminário e imagens que ilustram algumas fontes da formação (Palavra de Deus, Cruz, Lírio). O slogan “270 anos cultivando vocações para comunicar a alegria do Evangelho”, elaborado por Michel Felipe, também compõe o selo. A arte do selo foi idealizada pelo seminarista Robson da Cunha Chagas, do terceiro ano de Teologia, do Seminário Maior São José de Mariana.

Na solenidade o representante dos Correios, Gustavo Fonseca e Silva, destacou que o lançamento deste selo é significativo não apenas para Mariana, mas para todo o Estado de Minas Gerais. Dom Airton também afirmou que todos os seminaristas são responsáveis pela continuidade da história do Seminário.

Projeto Memória

No ano de 2020, o Seminário de Mariana faz memória dos seus 270 anos de fundação e, por isso, tem realizado várias iniciativas a fim de resgatar e elucidar as marcas impressas na história da Igreja particular de Mariana e na sociedade mineira.

Dessa forma, foi desenvolvido o “Projeto Memória”. O coordenador do Projeto, padre Edvaldo Antonio de Melo, destacou em sua fala que se trata de uma iniciativa dos seminaristas da Teologia, coordenada pelo discente Romário Lima, do terceiro ano de Teologia, e com o apoio dos padres formadores, sobretudo da coordenação geral do monsenhor Valter Magno de Carvalho, até então Reitor do Seminário São José de Mariana e atualmente bispo auxiliar eleito de São Salvador da Bahia. O projeto foi abraçado em todas as casas de formação, envolvendo também a Faculdade Dom Luciano Mendes, professores, alunos e ex-alunos em suas diversas atividades interativas através dos nove (9) Grupos de Trabalho (GT’s) que foram criados para sua execução.

Devido a pandemia da Covid-19, todas as atividades realizadas pelo projeto foram online. Em sua fala, padre Edvaldo ressaltou que, mesmo apesar da pandemia, houve muitos frutos durante o ano de 2020, com destaque para os temas desenvolvidos na Semana Dom Luciano. Para o começo do próximo Ano Acadêmico, novas atividades serão desenvolvidas.

Hino do seminário

Durante a cerimônia, também como fruto do Projeto Memória, foi apresentado o vídeo do Hino do Seminário: “No redil do pastor que ajunta o rebanho, a Igreja celebra o mistério do amor, chamado de Deus, caridade fecunda, pão de vida nova, da glória penhor. Seminário, casa de vida, sublime dom. Em Mariana, com Maria e José, nobre missão […]”. Letra de José Mário Santana Barbosa e Música de Wallace Gabriel Moura da Silva, sob a regência da musicista e organista do Seminário de Mariana, Josineia Godinho.

 

Vídeo do Grupo de Trabalho do audiovisual

Foi também apresentado um vídeo elaborado pelo Grupo de Trabalho do audiovisual (GT 7), que foi narrado pelo radialista da Vatican News, Silvonei José, e contou com o texto do cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho.

 

Agradecemos a todos pela participação e nos alegramos pelos 270 anos de nosso Seminário.

270 anos cultivando vocações para comunicar a alegria do Evangelho!

Confiras as fotos:

Agenda