domingo

, 23 de junho de 2024

Devoção e piedade marcam a 16ª Festa do Sagrado Coração de Jesus de Rio Pomba

13 de julho de 2023 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG), realizou em 02 de julho, uma imensa festa para celebrar a fé devotada ao Sagrado Coração de Jesus. Em sua 16ª edição, a celebração foi realizada no Recanto Sítio da Lola, que acolheu devotos e grupos do Apostolado de Oração (AO) de toda a Arquidiocese.

Este ano, em especial, a Festa do Sagrado Coração de Jesus na cidade recebeu ainda mais devotos, que empunharam bandeiras, faixas e trouxeram, além de sua fé, alegria e piedade. Foram duas Celebrações Eucarísticas durante o dia, sendo a celebração das 15h presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Houve um momento de adoração, antes desta celebração, onde foi possível presenciar o quanto os presentes estavam dedicados ao momento de oração.  Representantes da Região Sul compareceram em peso à festa, organizados por caravanas vindas de todas as paróquias, usando cores representando cada uma das quatro foranias em que se dividem as 32 paróquias que compõe a região.

Amim Feres, Coordenador do Apostolado na Forania de Carandaí, definiu o Encontro do Apostolado da Oração no Recanto da Lola, em Rio Pomba, como um dia de graças e bênçãos. “Vimos a mais preciosa unção de Deus em todos os detalhes, em todas as celebrações e em todos os nossos corações. Uma multidão de fiéis felizes em celebrar a fé no Sagrado Coração de Jesus, agradecidos pelas graças alcançadas por esta devoção e confiantes na realização das 12 promessas”, disse.

“O Apostolado da Oração nos conduz ao Coração de Jesus que é a verdadeira fonte, o caminho e a meta de todos nós. É repouso e esperança, graça e bênção. Tenho muito orgulho de ser membro do Apostolado da Oração, e poder interceder pela Igreja, pelas intenções do Papa e pelas vocações, especialmente, neste ano vocacional: ‘Corações Ardentes e Pés a Caminho’”, declarou Amim destacando a relevância do movimento que hoje é também chamado de Rede Mundial de Oração do Papa. Ele ainda aproveitou a oportunidade para agradecer aos envolvidos pela excelente organização e acolhida.

Na avaliação do senhor José Alcides, Coordenador do Apostolado da Oração na forania de Rio Pomba, “a Festa do Sagrado Coração de Jesus foi mais um momento de fé e devoção das comunidades da região, principalmente, com a participação fervorosa dos membros do Apostolado da Oração de diversas Paróquias. Foi um encontro de muita oração, esse ano com mais brilho pela presença de nosso Arcebispo Dom Airton”.

“A manifestação de fé do Apostolado da Oração na nossa Forania nos motiva a trabalhar com mais dedicação ao crescimento dos [grupos de] Apostolados, principalmente, entre os homens e jovens, mantendo acesa a vontade de Lola, cuja vida foi dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, incentivando sempre o fortalecimento dos AO. Nosso agradecimento a todos que estiveram presentes e aos que possibilitaram esse encontro de amor ao Sagrado Coração de Jesus. ‘Tudo por Vós, ó Sagrado Coração de Jesus’”, ponderou José Alcides.

Presente também com caravanas da Forania de Alto Rio Doce, a coordenadora Maria Helena de Carvalho Rocha ressaltou o quanto foi importante e gratificante participar deste encontro: “foi um dia muito especial para todos. Homilias que ajudaram a discernir mais nossas vocações de fiéis leigos, a acalmar corações aflitos e assim podermos voltar para nossas casas com a certeza de que o Sagrado Coração de Jesus, sempre há de nos amparar na angústia, nos consolar no pranto e estando sempre fiéis ao vosso coração, seremos eternamente seus filhos prediletos na vida e na morte”.

Sobre o Recanto Sítio da Lola

O Sítio da Lola é o espaço onde viveu Floripes Dornelas de Jesus, conhecida como Lola. Nascida em Mercês (MG) em 09 de junho de 1913 e falecida em 09 de abril de1999, em Rio Pomba, Lola tornou-se conhecida por viver durante 60 anos apenas de Eucaristia, após sofrer um acidente que a deixou com sérias limitações.

Floripes sempre foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, fortalecendo os grupos do Apostolado de Oração, se dedicando a responder cada pedido de oração dos muitos que recebia. Fundou o Apostolado masculino, fazendo-se assim, mais conhecida por todos os devotos ao Sagrado Coração de Jesus.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Grupos de Apostolado de Oração – Região Mariana Sul 

Veja também:

Coordenação Arquidiocesana do Apostolado da Oração realiza o cadastro dos grupos presentes nas paróquias e comunidades