quarta-feira

, 19 de junho de 2024

Faculdade Dom Luciano Mendes: 20 anos de história e compromisso com a educação

13 de setembro de 2023 Arquidiocese

Imagem: Divulgação

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), da Arquidiocese de Mariana, está celebrando 20 anos de história. Fundada por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, a instituição foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 12 de setembro de 2003, quando teve início a sua história na formação de cidadãos comprometidos com os valores humanos, éticos e cristãos.

O Diretor da FDLM, Padre Edmar José da Silva, participou do processo de criação da instituição e recorda que a Faculdade nasceu devido à sensibilidade de Dom Luciano com os jovens que, ao final da etapa formativa no antigo Instituto de Filosofia, se afastavam do Seminário São José. “Apesar de terem feito um excelente curso, pelo fato de não ser certificado pelo MEC, saíam sem a titulação necessária para uma atuação profissional ou para fazer um curso de pós-graduação”, conta.

“Pensando especialmente nesses jovens é que Dom Luciano sentiu a necessidade de tornar o nosso curso de Filosofia reconhecido pelo MEC. Portanto, a nossa Faculdade nasceu para oferecer o diploma de graduação em Filosofia aos alunos do Seminário de Mariana”, detalha Padre Edmar.

Com a instituição credenciada pelo MEC e o primeiro curso autorizado em setembro de 2003, as atividades acadêmicas da Faculdade tiveram início em 2004. “Eu tenho a graça de poder dizer que fui da primeira turma da Faculdade Dom Luciano Mendes”, afirma, com orgulho, o Padre Euder Canuto, que prestou o vestibular de Filosofia da faculdade.

“Desde então, posso atestar que, tendo realizado o Curso de Bacharel em Filosofia [na FDLM], fui me envolvendo pelos estudos de Filosofia e descobrindo a riqueza de se buscar a sabedoria com a consciência permanente de nosso lugar intermediário entre a ignorância e o saber, como afirmara Platão em seus escritos”, pondera Padre Euder.

Alunos e colaboradores da instituição.

Apesar de sua finalidade inicial, garantir um diploma em Filosofia aos seminaristas da Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes cresceu e hoje se destaca na área da educação, desenvolvendo trabalhos nas três especificidades do Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão. “Ela tem contribuído para a formação humana e cristã de diversos leigos da Arquidiocese e até de outros lugares do Brasil”, ressalta o Diretor da FDLM.

Atualmente, além da graduação em Filosofia são ofertados diversos cursos de extensão, como o de Teologia Bíblica e o de Teologia Cristã, e pós-graduação, como em Arte Sacra. Ainda, nessas duas décadas de história, foram mais de 200 alunos graduados em Filosofia na FDLM. Neste ano letivo, outros 22 estão matriculados na instituição.

Embora sejam 20 anos como instituição de ensino reconhecida pelo MEC, como pontua Padre Edmar, a história da Faculdade Dom Luciano Mendes é anterior a essa data. “Cabe ressaltar que a Faculdade se insere na rica história do Seminário de Mariana, que sempre ofereceu excelentes cursos de Filosofia e Teologia aos jovens seminaristas”, frisa.

De FAM à FDLM

Quando foi criada, em 2003, a entidade de ensino tinha o nome de Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM). É a partir de 2007, com a chegada de Dom Geraldo Lyrio Rocha à Arquidiocese de Mariana e sua posse como reitor da instituição, que a faculdade recebe um novo nome.

“Dom Geraldo, com sua delicadeza e admiração por Dom Luciano, quis mudar o nome para Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). É uma justa homenagem prestada ao seu fundador e protetor”, enfatiza Padre Edmar.

20 anos de história

Fachada da instituição.

Ao longo dos seus 20 anos, a Faculdade Dom Luciano Mendes ajudou na formação em torno de dez mil alunos, entre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão, sejam seminaristas ou demais leigos e leigos presentes em todo o território da Arquidiocese de Mariana.

Segundo Padre Euder Canuto, é uma alegria fazer parte dessa história, especialmente, porque, além de ter sido aluno da primeira turma, há dez anos, ele integra o corpo docente da instituição. “Me alegro por fazer parte dessa história rica em conquistas e de grandes desafios, mas que, a meu ver, segue sua missão humanista de formar homens e mulheres capazes de pensar por si para contribuir com uma sociedade mais justa e fraterna e, por isso, perpetua no tempo a memória do saudoso e estimado Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida”, declara.

Na opinião do Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio de Melo, a instituição pode até ser pequena em tamanho, mas é grande em sonhos. “Quando digo sonho é porque ela traz no olhar também aquele ideal de Dom Luciano: amar e servir. Nesses 20 anos, eu também me alegro muito e desejo que outros cursos sejam abertos, tendo em vista a missão que Dom Luciano sonhou e que continua a ser sonhado hoje, em nossos dias”, diz.

Para o seminarista Robson Oliveira Teixeira, aluno do 2º ano de Filosofia da FDLM, comemorar os 20 anos da Faculdade é celebrar uma conquista na busca de valores humanos e transcendentais. “Digo isso, pelo caráter de formação humana, ética e religiosa desta querida instituição”, afirma.

“A Faculdade Dom Luciano Mendes, mais do que se dedicar na formação de acadêmicos, preza por uma formação integral da pessoa humana. Diria, portanto, que esse caráter de formação integral é o que melhor descreve a celebração dos seus 20 anos. Com o coração agradecido é preciso dizer: eu faço parte desta história”, evidencia Robson.

Saiba mais em:

Fotos: Caio Amora