quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Faculdade Dom Luciano Mendes realiza Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico nesta semana

22 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) e a Arquidiocese de Mariana, promove, entre os dias 25, 26 e 27 de fevereiro, Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico. Com o tema Os 270 anos do Seminário de Mariana: dimensão artístico-literária, o evento tem como objetivo continuar a temática dos trabalhos iniciados no ano passado, sobre os 270 anos da instituição, celebrados no dia 20 de dezembro de 2020.

A Programação

Neste ano, a programação do simpósio inclui a realização de conferências, mesas redondas, comunicações do projeto “Memória”, que estuda a história do seminário desde a sua fundação em 1750, e o lançamento da reedição do livro “A vida de Dom Viçoso”, escrito por Dom Silvério, obra que resultou em sua eleição para a Academia Brasileira de Letras. Confira: 

Quinta-Feira (25)

A abertura do simpósio acontece na quinta-feira (25), às 19h30, com a conferência Uma alegoria da água no Seminário de Mariana, ministrada pela professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dra. Ângela Brandão. Em sua fala, ela irá contextualizar, em termos históricos, mas também artísticos, literários e alegóricos, o sentido da água no Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte a partir da “Fonte da Samaritana”, obra atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e que atualmente se encontra no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, em Mariana (MG). 

Ainda, ela abordará sobre o sentido das figuras em Aquarela (1801 – 1809), de Padre José Viegas de Menezes, que nos remete ao jardim do antigo palácio episcopal, no final do século XVIII, conhecido como “uma quinta portuguesa no interior do Brasil”.

Sexta-Feira (26)

Já na sexta-feira (26), às 19h30, terá a mesa redonda “A Vida de Dom Viçoso”, com a apresentação do projeto de reedição do livro “Vida de Dom Viçoso” pelo padre Me. José Carlos dos Santos (FDLM). Já os professores Me. João Paulo Pereira (FDLM) e Maria Cecília Pereira Soares falarão, respectivamente, sobre a reforma do Seminário no período de Dom Viçoso e Vida de Dom Viçoso: tesouro literário a ser descoberto”

Sábado (27)

No sábado (27),  a partir das 14h30, serão realizadas as comunicações pelos Grupos de Trabalho (GT) do “Projeto Memória”: “Linha do Tempo” (GT2), Álbum de Memórias (GT1), Crônicas (GT4), Patrimônios histórico e artístico (GT5), Grandes Personalidades (GT6) e também apresentação em memória dos 30 anos da comunidade da Figueira (Projeto de Extensão da FDLM)

Já às 19h30, ocorre a comunicação do GT 8 sobre o Teatro e a formação no seminário de Mariana que, ao longo dos últimos anos, produziram e apresentaram 34 peças. Por fim, às 19h50, a apresentação temática,A Música no Seminário de Mariana nos seus 270 anos de história, sob a coordenação da Prof. organista Ma. Josineia Godinho e com a participação do GT 3 do “Projeto Memória”, que tem como objetivo demonstrar a importância que o Seminário de Mariana exerceu em Minas Gerais, com destaque também no contexto musical brasileiro e internacional, pela grande contribuição prestada por seus compositores e seus acervos para a história da música.

Dentre esses acervos se destacam os do Museu da Música de Mariana, da Casa do Pilar e do Museu da Inconfidência que lançam uma luz sobre a imensa tradição e riqueza da atividade musical nesta região desde o século XVIII até os nossos dias. Conforme afirmou Dom Barroso, “tocávamos por amor. Eram aqueles que gostavam de música…. Aqueles que sentiam esse dom e gostavam. Faziam isso por amor mesmo, por amor à arte”.

Sobre o evento

O Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico faz parte da grade anual dos eventos promovidos pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Em 2021, retrata a importância e a contribuição do Seminário de Mariana na sociedade mineira, bem como no Brasil e no mundo. O evento é aberto a toda a Igreja Particular de Mariana e para todos aqueles que queiram se aprofundar na história desta instituição, que é o marco inicial da educação no estado de Minas Gerais. 

Toda a programação será transmitida ao vivo pelos canais da Arquidiocese de Mariana, Faculdade Dom Luciano Mendes e do Seminário São José no YouTube.

Arquidiocese de Mariana:

https://www.youtube.com/channel/UCq35GtTdQj3NNG7v10UH_iQ

Seminário São José:

https://www.youtube.com/channel/UCUwK1eUzwuxzVptOHFvxSAg

Faculdade Dom Luciano Mendes:

https://www.youtube.com/channel/UCNh72mXXeNU6dNi2EX0SXJw

Texto: Claudinei Corrêa Freitas

Imagens: Projeto Memória

Agenda