sexta-feira

, 19 de abril de 2024

FDLM promoverá II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde

11 de agosto de 2021 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) promoverá, durante a programação da IV Semana Dom Luciano Mendes, o II Seminário Internacional ― Filosofia e Saúde. Com o tema “A saúde no mundo Antigo”, o evento contará também com a participação de professores da Universidade de Macerata (UNIMC) da Itália.

De acordo com o diretor acadêmico da FDLM, padre Edvaldo Antônio de Melo, “entre a Medicina e a Filosofia sempre houve um profundo entrelaçamento desde os tempos antigos; isso é demonstrado por todos os filósofos que ao longo dos séculos usaram metáforas médicas para expressarem suas meditações e por médicos que conduziam reflexões filosóficas ― últimas e radicais ― a partir da condição física e psicológica de seus pacientes”.

“De fato, é incompleto estudar o corpo humano e atuar sobre ele sem olhar para o homem inteiro, inclusive para sua dimensão espiritual e axiológica como bem dizia Dom Luciano Mendes: ‘Não basta um corpo enfermo curar uma ferida apenas. São muitas as chagas. É preciso que nossa sociedade inteira encontre sua saúde axiológica ― a reta ordenação dos valores ― e consiga realizar as exigências da fraternidade, assegurando a todos as condições dignas de filhos de Deus’”, destaca padre Edvaldo.

O evento será on-line, gratuito e transmitido pelos canais do YouTube da Faculdade Dom Luciano Mendes e da Domus ASF. Os interessados deverão se inscrever através de formulário disponibilizado no site da FDLM. Para a emissão do certificado de participação, será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00.

Programação

Durante o evento, que terá programação entre os dias 21 e 31 de agosto, acontecerá o lançamento do livro “Filosofia e Saúde: Pensando a pandemia na época da insensatez”, organizado pelos professores Pe. Edvaldo Antônio de Melo e a Ir. Cristiane Pieterzack (Domus ASF), no dia 28, às 19h. A publicação está disponível para download gratuitamente pelo site da Editora Fi. Caso prefira, poderá solicitar a impressão pelo mesmo site.

Além disso, no dia 21, às 16h, ocorrerá o lançamento do documentário “Memória dos 30 anos da comunidade da Figueira”.

Clique aqui e confira a programação completa

Missa

Já no dia 27 de agosto, quando se completarão 15 anos do falecimento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, uma missa será celebrada às 18h30 no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG). A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese.

Texto: Com a colaboração do pe. Edvaldo Antônio Melo

Imagens: Divulgação

Agenda