terça-feira

, 23 de abril de 2024

Festa em honra à Beata Isabel Cristina será celebrada pela primeira vez

07 de agosto de 2023

Foto: Luiz Felipe

Em júbilo, a Arquidiocese de Mariana está se preparando para celebrar a festa da Beata Isabel Cristina. Elevada a honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, essa será a primeira vez que as festividades em memória da Virgem e Mártir serão comemoradas. A programação principal será realizada em Barbacena (MG), cidade natal da Beata, com início no próximo dia 23 de agosto.

“A Paróquia Nossa Senhora da Piedade vive com muita expectativa a celebração da primeira festa da nossa Beata Isabel Cristina. Estamos organizando a novena, que terá início no dia 23 de agosto. Todos os dias, nós teremos missa ao meio-dia e às 19h, com a participação de um grupo de Vicentinos e de uma paróquia da cidade de Barbacena ou da região”, detalha o Pároco local, Monsenhor Danival Milagres Coelho, sobre a programação.

Durante a novena, as Celebrações Eucarísticas das 12h e das 19h serão realizadas na Capela. Já a festividade principal será em 1º de setembro, dia que marca o martírio sofrido por Isabel Cristina em 1982 e estabelecida pela Igreja Católica como a data litúrgica da beata mineira, a primeira da Arquidiocese de Mariana.

Cerimônia da beatificação de Isabel Cristina foi realizada em 10 de dezembro de 2022, em Barbacena (MG). Foto: Caio Amora

No dia solene, estão previstas as celebrações de seis Missas, incluindo uma em rito maronita, às 12h, presidida pelo Bispo Referencial para o Rito Maronita no Brasil, Dom Edgard Mardi. De acordo com Monsenhor Danival, essa Celebração Eucarística é também uma homenagem à Isabel Cristina e seus familiares, uma vez que são descendentes de libaneses.

Outro destaque no dia 1º de setembro será a consagração do altar e a dedicação da Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena. Os ritos serão presididos pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 9h. Com esse ato, o templo religioso passará a ser dedicado à Beata Isabel Cristina.

Segundo Monsenhor Danival, a expectativa é que as celebrações festivas sejam uma oportunidade para que Beata Isabel Cristina torne-se ainda mais conhecida e tenha as suas virtudes amplamente divulgadas.

“Nós vivemos com alegria esse momento, agradecendo a Deus por ter nos dado este dom: ter uma Beata, uma jovem, leiga, virgem e Mártir que se torna uma referência de fé para nossa juventude e também para nossa família”, afirma o presbítero.

Conforme Monsenhor Danival, em breve, será enviada também a todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana orientações litúrgicas para celebrar a Festa da Beata Isabel Cristina.

Baixe aqui a programação completa

Sobre a Beata Isabel Cristina

Imagem da Beata Isabel Cristina. Foto: Amare Arte Sacra

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu aos 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora (MG), a fim de se preparar para o vestibular de medicina, quando em 1º de setembro daquele ano um homem tentou violentá-la. Como a jovem ofereceu resistência, foi assassinada.

Pelo modo como Isabel Cristina morreu, defendendo os valores da castidade, e pela forma como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado em Barbacena o seu processo de beatificação, tendo sido encerrado em âmbito arquidiocesano em 1º de setembro de 2009.

Em 27 de outubro de 2020, o seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco. Isabel Cristina foi proclamada beata no dia 10 de dezembro de 2022, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena, em celebração presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

A festa litúrgica da Beata Isabel Cristina será no dia 1º de setembro, data em que ela sofreu o martírio e nasceu para o céu.

Saiba mais sobre a Beata em: arqmariana.com.br/isabel-cristina/

Agenda

VEJA TAMBÉM