quinta-feira

, 28 de março de 2024

Já está disponível para venda o livro “Seminário de Mariana: memória dos 270 anos”.

18 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Na noite desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, foi realizado o lançamento do livro “Seminário de Mariana: memória dos 270 anos”. A obra é fruto do “Projeto Memória”, desenvolvido pelo Instituto Teológico São José (ITSJ) em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em comemoração pelo aniversário dos 270 anos do Seminário São José, celebrado em 2020.

O lançamento, realizado por meio de uma live no canal do YouTube da FDLM e do Seminário São José, contou com a presença do Reitor Monsenhor Celso Murilo Souza Reis, que agradeceu aos organizadores do livro: padre Edvaldo Antônio de Melo, responsável e coordenador do Projeto, padre Adilson Umbelino Couto e o ex-reitor do seminário e atualmente, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho. Monsenhor Celso aproveitou também o momento para agradecer a todos que, de alguma forma, colaboraram com a produção da obra.

Além disso, o diácono Romário de Souza Lima, fez um breve resumo sobre o “Projeto Memória” que deu origem ao livro. O Padre Edvaldo também participou da live e apresentou a todos que estavam acompanhando uma visão abrangente da obra. Ainda, o Vigário Geral da Arquidiocese e Diretor do Arquivo Eclesiástico de Mariana, Monsenhor Luís Antônio, que colaborou com um capítulo na obra, participou da live, trazendo em pauta o resgate da memória do Seminário.

De acordo com o padre Edvaldo, “a obra testemunha uma história viva a partir de quatro sentidos da palavra memória: histórica, vivencial, cronológica e a memória enquanto testemunho da esperança. A obra resgata também o sentido literário e filosófico da palavra memória”, afirma.

Ele ainda ressalta a importância deste livro para a história do Seminário e para o mundo acadêmico como testemunho da esperança, uma vez que lança também olhares sobre os vários aspectos da história do Seminário de Mariana.

Aos interessados, a primeira edição dos livros já está quase esgotada. Mas, os organizadores liberaram um formulário para quem deseja reservar um exemplar da segunda edição. É só CLICAR AQUI

Foto: Reprodução da live

Agenda