sexta-feira

, 29 de março de 2024

Lives em preparação para o 26° Grito dos Excluídos começa nesta quarta-feira

31 de agosto de 2020 Arquidiocese

Começa nesta quarta-feira (2), às 19h, uma série de lives em preparação para o 26° Grito dos (as) Excluídos (as). O evento, que todos os anos é realizado na arquidiocese, terá sua primeira edição online e refletirá sobre o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”.

A cada dia, uma região pastoral da arquidiocese será responsável por refletir sobre um tema e, no dia 7 de setembro, um ato e uma missa marcarão a data. As atividades do dia Grito serão em Congonhas (MG).

Para o assessor arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Geraldo Martins, esse novo formato do Grito é uma oportunidade da Igreja se superar, realizando um ato, virtualmente, com a mesma força e maior alcance do que se estivesse sendo presencial. “O formato virtual nos proporciona a inédita experiência da realização de uma semana de conscientização sobre o Grito, envolvendo as cinco regiões pastorais de nossa arquidiocese. Isso é algo totalmente novo e extremamente positivo. Temos, assim, a oportunidade não só de envolver mais pessoas como também a de oferecer às comunidades um aprofundamento destes temas que dizem respeito a todos. Estou convencido de que, se soubermos usar a nosso favor essas medidas que nos impedem de estar reunidos presencialmente em Congonhas no dia 7 de setembro, faremos ecoar mais longe o Grito dos Excluídos e de maneira tão intensa que tirará da comodidade os indiferentes e omissos, cúmplices da pobreza e da exclusão em nosso país”, finalizou.

Toda a programação será transmitida pelas redes socais da arquidiocese. Confira a programação completa:

  •         02 de setembro – 19h – Região Oeste  – Tema: “Teto, moradia e reforma urbana”
  •         03 de setembro – 19h – Região Norte – Tema: “Mineração”
  •         04 de setembro – 19h – Região Leste – Tema: “Terra, água e bens naturais”
  •         05 de setembro – 16h – Região Centro – Tema: “Trabalho, retirada de direitos trabalhistas”
  •         06 de setembro – 16h – Região Sul – Tema: “Preconceito e intolerância”

 

07 de setembro, dia do 26º Grito dos Excluídos

        8h –  Live com a manifestação de algumas lideranças (gravação em Congonhas).

10h – Celebração Eucarística sendo transmitida pela Rádio Congonhas além das redes sociais da nossa Arquidiocese (Facebook e Youtube).

Agenda