terça-feira

, 23 de abril de 2024

Mês da Bíblia 2023 é dedicado ao Estudo da Carta aos Efésios

05 de setembro de 2023 Arquidiocese

O Mês da Bíblia 2023 será dedicado ao estudo da Carta aos Efésios e terá como inspiração o seguinte versículo: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. Celebrado no Brasil em setembro, o Mês da Bíblia convida cada fiel a aproximar-se, ainda mais, da Palavra de Deus.

Mês da Bíblia 2023

Cartaz do Mês da Bíblia 2023. Imagem: Edições CNBB.

O Mês da Bíblia começou a ser celebrado em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Promovido com o auxílio do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), o Mês da Bíblia ganhou alcance nacional, sendo incorporado ao calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, a cada mês de setembro, a Igreja no Brasil intensifica ainda mais as ações que buscam aproximar os fiéis da Palavra de Deus, por meio de subsídios, formações e outras iniciativas que objetivam aprofundar o dialogo criativo entre a Palavra, as comunidades e as pessoas.

O Mês da Bíblia é comemorado em setembro devido à Festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Foi ele quem traduziu os textos bíblicos originais – do hebraico e do grego para o latim.

A cada ano, o Mês da Bíblia apresenta uma temática para inspirar as reflexões dos fiéis. Em 2023, o convite é para que todos se dediquem ao aprofundamento dos estudos sobre a Carta aos Efésios, a partir do tema: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”.

Carta aos Efésios

A Carta aos Efésios, escrita pelo apóstolo Paulo, é uma carta circular dirigida aos cristãos da Ásia menor (hoje Turquia), província romana que tinha Éfeso como capital. Seu conteúdo é uma homilia, destinada a um público mais amplo. A primeira parte da Carta aos Efésios é marcada pelo louvor a Deus. A segunda parte, mais prática, chama os fiéis a vencer o “homem velho”, presa do pecado, e a realizar uma vida nova, iluminada por Cristo. Esta vida nova se efetiva, em primeiro lugar, na família e no matrimônio.

Texto: Arquidiocese de Belo Horizonte 

Agenda