quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Missa do Crisma e da Unidade: conheça o trabalho feito por leigos e leigas na distribuição dos Santos Óleos

11 de abril de 2022 Arquidiocese

No último sábado, aconteceu na Arquidiocese de Mariana a celebração da Missa do Crisma e da Unidade. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, essa celebração é marcada pela bênção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a consagração do óleo do Crisma, único que recebe uma porção de bálsamo e o sopro do Arcebispo representando o sinal do Espírito Santo.

Após o rito litúrgico da bênção dos Santos Óleos, um trabalho importante é confiado aos leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana: encher os recipientes que serão entregues aos sacerdotes com os Santos Óleos. Ao todo, no último sábado, sete pessoas participaram desse momento.

Elaine colabora na função há 20 anos.

Feita com muito cuidado e atenção, por meio da inspiração do Espírito Santo, a colaboradora da Cúria Metropolitana de Mariana, Elaine Caetano Ferreira Hilário, conta que há 20 anos, desde o pastoreio do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nesta Igreja Particular, ajuda na execução dessa atividade. “É muito gratificante para gente participar desse trabalho que é muito abençoado”, descreve. 

Quem também concorda com Elaine é a colaboradora do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Gracileia Fernandes de Souza. “É muito gratificante porque são os Santos Óleos que vão fazer parte o ano inteiro de toda a missão da Igreja: o Batismo, a Unção dos Enfermos e da Crisma”, conta a leiga que há quatro anos colabora na atividade.

“É muito bonito!”, faz coro às colegas a também colaboradora da Cúria Metropolitana de Mariana, Carla Neubaner. Ajudando nessa função há 25 anos, ela conta que o trabalho, executado uma vez no ano, é feito com amor e dedicação. “Dedicamos todo esse dia primeiro a Cristo e depois aos padres. É um trabalho gratificante! Recebemos em dobro em oração e vemos a satisfação de todos os padres em nos ver trabalhando em prol da Arquidiocese”, relata.

Ao final da celebração, Dom Airton cumprimentou os padres presentes e os entregou os Santos Óleos abençoados.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook: CLIQUE AQUI

Texto e fotos: Thalia Gonçalves

Veja também:

Celebrando a unidade, Missa do Crisma aconteceu em Mariana

Os óleos abençoados na Missa do Crisma: saiba quais são e a composição deles

Dom Airton divulga orientações para as celebrações da Semana Santa

Agenda