sexta-feira

, 26 de abril de 2024

“Nos passos de Dom Viçoso”: informativo divulga vida e ensinamentos do Venerável

19 de abril de 2021 Arquidiocese

Com o objetivo de divulgar os exemplos de vida e ensinamentos de Dom Viçoso, a Faculdade Dom Luciano Mendes, com o apoio da Arquidiocese de Mariana e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Mariana, idealizou o informativo “Nos passos de Dom Viçoso”. A iniciativa terá seis edições, que serão publicadas ao longo deste ano, sendo que a primeira já está disponível para download. 

Para saber mais sobre o projeto, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) conversou com o padre José Carlos dos Santos, um dos coordenadores do trabalho de reedição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, lançada em fevereiro de 2021Confira: 

Dacom: Como surgiu a ideia de elaborar o informativo “Nos Passos de Dom Viçoso” e qual é o seu objetivo? 

Padre José Carlos: Surgiu por ocasião dos trabalhos de reedição do livro “Vida de Dom Viçoso”, escrito por Dom Silvério. Trata-se de uma obra excelente, extremamente completa e atual, mas que evidentemente atingirá um número reduzido de pessoas, por vários motivos. Não são muitas as pessoas que têm o hábito de leitura de obras que demandam um pouco mais de tempo e atenção. Agradeço ao senhor Efraim Rocha, ex-Secretário de Cultura de Mariana (MG), que nos motivou a empreender este desafio. 

Portanto, o objetivo é divulgar o exemplo de vida e os ensinamentos de Dom Viçoso, de modo a suscitar o surgimento de novos devotos. Não tenho nenhuma dúvida de que as pessoas que se abrirem ao conhecimento de Dom Viçoso ficarão encantadas, sobretudo pela atualidade da proposta de vida do nosso Venerável. 

Além disso, o informativo tem também o objetivo de divulgar o caminho espiritual de Dom Viçoso, do Santuário do Caraça à Cartuxa, em Mariana. É uma proposta de promoção de uma espiritualidade “integral”, de comunhão com o Criador, mas também de contato, respeito e contemplação da natureza. É um caminho exuberante pela beleza, numa experiência que irá marcar profundamente os peregrinos. 

Dacom: De qual forma esse trabalho poderá colaborar para a divulgação de quem foi o Venerável Dom Viçoso e em seu processo de beatificação e canonização?

Padre José Carlos: O Cardeal Angelo Amato, no documento que reconhece que Dom Viçoso viveu de modo exemplar, escreveu o seguinte: “o seu testemunho de vida virtuosa e exemplar, unida à profundidade de sua espiritualidade, se transformam em uma extraordinária dedicação à missão apostólica”. A Igreja precisa tornar conhecida a vida dos que viveram sua vocação de modo exemplar. É uma grande bênção a vida e o testemunho da jovem Isabel Cristina e fará muito bem ao Brasil que a vida de um ministro ordenado, pertencente à ordem episcopal, seja satisfatoriamente conhecida. 

Vivemos tempos difíceis, em que sobressaem os escândalos, ligados a fatos verdadeiros ou não. Com esta publicação desejamos que o povo simples tenha acesso a este dom de valor inestimável que Deus concedeu a Mariana: Dom Viçoso. A devoção, o aprendizado dos ensinamentos e o esforço de imitação das virtudes não se fazem sem que haja satisfatório conhecimento. O informativo, embora muito humilde, deseja colaborar para que isso aconteça.

Dacom: Serão lançadas mais cinco edições do informativo. Já tem a previsão? Esse material também estará disponível impresso?

Padre José Carlos: Fizemos um planejamento a curto prazo, para 2021, em que esperamos lançar mais cinco edições. Naturalmente estamos enfrentando enormes desafios, em razão da pandemia, mas não podemos ficar de braços cruzados. Quanto maiores as dificuldades, maiores deverão ser os esforços e o desejo que este informativo, tão simples e humilde, seja um instrumento para semear fé e esperança, em um mundo em que a descrença e a desesperança estão presentes de modo tão intenso. 

Haverá a versão impressa, cuja tiragem é de apenas 2.000 exemplares, e há a versão eletrônica, que está disponível para todos os que desejarem. Aproveito a oportunidade para pedir o apoio de todas as pessoas de boa vontade para nos ajudarem na divulgação tanto do livro quanto do informativo. Coloco-me à disposição para eventos de lançamento, na modalidade que for possível, e para as iniciativas que se julgarem oportunas e que estiverem ao meu alcance. Que tudo aconteça para a maior glória de Deus!

BAIXE AQUI O INFORMATIVO

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O LIVRO A VIDA DE DOM VIÇOSO

Foto da capa: Claudinei Corrêa Freitas

Agenda