sábado

, 02 de março de 2024

Novo prédio da Casa do Padre é abençoado por Dom Airton

30 de janeiro de 2023 Arquidiocese

Dom Airton com os padres residentes da Casa do Padre e os responsáveis por coordenador os trabalhos do local. Foto: Ana Paula dos Santos

Na última sexta-feira, 27 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, esteve em Barbacena (MG) para abençoar a Casa do Padre, que agora passa a funcionar no prédio ligado à Paróquia Bom Pastor. Anteriormente, os sacerdotes eram acolhidos de forma provisória na casa paroquial da Paróquia São José Operário da mesma cidade.

A cerimônia também marcou a acolhida dos quatro sacerdotes da Arquidiocese de Mariana que estão residindo no local: Afonso João Chagas, João Carlos Chini, Luiz Miguel de Souza e Márcio Vieira Viana.

Ainda, na mesma data, foram recepcionados os dois padres e um irmão da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdotes que, por meio de convênio com a Arquidiocese, irão coordenar os trabalhos da Casa. São eles: Pe. Afonso Moreira Gomes, OCS, Pe. Sebastião Cesar Moreira, OCS, e Irmão Lucas Soares da Silva, OCS. Vale lembrar que essa Congregação tem como um dos seus carismas assistir sacerdotes e bispos enfermos ou idosos.

Dom Airton com os padres e o irmão da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdotes . Foto: Ana Paula dos Santos

À ocasião, estiveram presentes na cerimônia o Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres, e o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, além demais integrantes do Clero Marianense e seminaristas do Seminário São José.

Para Dom Airton, o dia da bênção pode ser descrito como memorável e histórico. “Muitos padres, alguns até já não se encontram mais entre nós, rezaram e pensaram este projeto que agora se concretiza oficialmente: a Casa do Padre para o cuidado dos padres”, enfatizou o Arcebispo.

Por sua vez, o Vigário Geral para o Clero destacou que a Casa do Padre é um ganho importante para esta Igreja Particular. “A efetivação da Pastoral Presbiteral para com os padres idosos ou debilitados em sua saúde se dá justamente com essa estrutura”, explicou.

Padres da Arquidiocese de Mariana residentes. Foto: Ana Paula dos Santos

“Sem dúvida, é uma ajuda muito grande porque, até então, os padres estavam sendo acolhidos em uma casa paroquial e sendo acompanhado por nós, com todas as limitações de tempo e espaço”, complementou Monsenhor Danival. Ele ainda recordou que as atividades da residência acontecem há três anos, tendo sido iniciada em 2020.

De acordo com Monsenhor Danival, esse é um passo significativo da Arquidiocese em atenção ao cuidado com os presbíteros. “Eu olho para essa Casa com muita esperança. É um sonho que se realiza porque há muitos anos nós falamos da necessidade dessa Casa como uma opção para o padre que sentir necessitado de cuidado e, sobretudo, de acolhida. Então, sem dúvida, é um ganho muito grande para o nosso Clero”, declarou.

A Casa do Padre está localizada na Rua Padre Manoel Rodrigues, 237, no Bairro do Carmo, em Barbacena.

Estrutura do prédio. Foto: Pe. Edir

Agenda