sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Padre Leandro Ferreira toma posse como diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

24 de junho de 2022 Arquidiocese

Aconteceu na última segunda-feira, 20 de junho, a cerimônia de posse do Padre Leandro Ferreira Neves como novo Diretor do Arquivo Eclesiástico “Dom Oscar de Oliveira”. O evento foi realizado nas instalações do Arquivo Eclesiástico, em Mariana (MG), e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, de padres do Clero Marianense, dos seminaristas da Comunidade do Propedêutico e das colaboradoras da instituição.

Destacando a importância histórica do Arquivo, tanto no âmbito social, quanto religioso, Dom Airton afirmou durante a cerimônia que é responsabilidade de cada pessoa colaborar para que a instituição continue crescendo. “O Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana talvez seja um dos poucos no Brasil que tenham esta estrutura e este estilo que fala de si mesma”, ressaltou.

A nossa busca de conhecimento e pela verdade, o nosso trabalho de produzir material e dar testemunho fazem parte da atividade humana. Sendo atividade humana, é inspiração divina”, disse Dom Airton lembrando a importância de se preservar os diversos tipos de documentos e textos que são escritos e enfatizando a riqueza documental presente no espaço.

Agradecimentos

Exercendo uma nova função, Padre Leandro aproveitou o momento para agradecer a oportunidade e a confiança a ele depositada por Dom Airton e por toda Arquidiocese de Mariana ao estar à frente dos trabalhos do Arquivo. “Assumo, não só contando e confiando com a Graça de Deus, mas no auxílio, que eu sei que tenho, de toda Arquidiocese e, de modo especial, com a equipe que já está aqui há muitos anos e conhece bem o trabalho e a dinâmica”, disse.

Em sua fala, ele ainda pontuou a importância de lembrar dos que ali já passaram e ajudaram na construção da história do Arquivo Eclesiástico. “Não podemos deixar de recordar dentre tantos nomes, Monsenhor Flávio Carneiro, que deixou uma vida para este Arquivo. Muito do que têm hoje de organização, se deve ao trabalho incansável que ele durante muitos anos realizou. [Agradeço] ao Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa que, nos últimos anos, conduziu esse trabalho. Então, nossa gratidão a eles e a tantos outros nomes que poderia elencar e que fazem parte desta organização”, declarou.

Por sua vez, a colaboradora Luciana Viana Assunção, descreveu o momento como o início de um novo capítulo para a história da instituição. Em nome de todos os colaboradores, ela disse estar feliz em receber o novo diretor. “Que sob a sua liderança e condução, possamos aumentar a nossa força de trabalho, sermos fortificados e orientados cada vez mais para atender aqueles que no seu dia a dia visitam ao Arquivo, buscando a sua história. Seja muito bem-vindo, Padre Leandro Ferreira. Conte conosco”, manifestou.

Compromisso

Padre Leandro também aproveitou para reafirmar sua responsabilidade nesta missão e o compromisso de manter que o Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana esteja sempre aberto para a pesquisa e à sociedade de modo geral.

“Valorizar, conhecer e pesquisar a nossa história, não só nos ajuda a caminhar para o presente, mas a descobrir a nossa própria identidade, que faz parte do jeito de ser Igreja; e mais do que ser Igreja, ser também sociedade […]. Que a Igreja, através do Arquivo, possa viver a missão de ir aos afastados, de ser Igreja em Saída, aberta, acolhedora e que dialoga com a cultura e com a comunidade”, frisou.

Como realizar pesquisa no Arquivo?

De acordo com Padre Leandro, ainda por causa das restrições da pandemia, para realizar pesquisas no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana é necessário o agendamento. O novo Diretor ainda explicou que para as pesquisas acadêmicas são necessárias as apresentações da proposta, projeto informando os documentos que deseja consultar, o tempo de pesquisa e carta assinada pelo orientador do trabalho.

Já para a busca de certidões de casamento, óbito, batizado, entre outras basta os interessados informar os dados para que seja feita a busca.

As normas de pesquisa no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana podem ser conferidas AQUI

Já os contatos da instituição são: (31) 3557-2813 ou arqui.eclo@arqmariana.com.br 

Padre Leandro com as colaboradoras do Arquivo Eclesiástico

Agenda