terça-feira

, 16 de abril de 2024

Padre Rogério Venâncio Resende: O incansável pastor de Cipotânea

17 de abril de 2020 Arquidiocese

Nesta sexta-feira, 17 de abril, padre Rogério Venâncio Rezende completa 50 anos de atuação na Paróquia de São Caetano, em Cipotânea. Para marcar a data, padre Adilson Luiz Umbelino escreveu um artigo comemorativo. Leia o texto na íntegra:

Padre Rogério Venâncio Resende – O incansável pastor de Cipotânea

Pe. Adilson Luiz Umbelino Couto

No dia 17 de abril de 1970, a paróquia de São Caetano, em Cipotânea, vivia a grande alegria da chegada do seu estimado pároco Padre Rogério Venâncio Rezende. Agora, em 2020, passados 50 anos, queremos agradecer a Deus este tempo marcado por tantas conquistas, alegrias, e superação de dificuldades. Padre Rogério Venâncio Resende é filho de Adamastor Resende e Edith de Paula Resende. Ele nasceu na cidade de Senhora dos Remédios-MG, no dia 18 de maio de 1936. E foi ordenado Sacerdote, no dia 29 de junho de 1964, em Mariana, onde fez todo o processo de formação inicial no Seminário da Arquidiocese.

O Senhor Padre da cidade (Sô Padre), como é chamado por todos, transmite um grande testemunho de fé, amor a Deus e a Igreja. Todos nós vemos no padre Rogério grandes sinais de santidade e zelo sacerdotal. Sua disponibilidade para o serviço e a missão nos encanta a todos: vive de fato da simplicidade e humildade; sua casa é local da acolhida para todos, que ali chegam frequentemente; com sua boa memória grava o nome, e em alguns muitos casos, os sobrenomes de todos os paroquianos e seus familiares.

Já quase completando 84 anos de idade, o pároco de Cipotânea não mede esforços para atender todos os fiéis na busca pelos sacramentos; sempre é solícito no atendimento de todas as pessoas que vêm para a busca da confissão sacramental, orientação espiritual e pedidos de bênçãos, dentre outros serviços pastorais. É preciso reconhecer que ele preside a missa na matriz e nas comunidades rurais durante a semana e também nos finais de semana. Os que o conhecem testemunham sempre sua alegria e bom humor. Não se trata de alguém que fica lamentando as dificuldades, mas as pontua com fé e esperança. E isto se deve à sua vida intensa de oração. Sou testemunha de que todos os dias, ele passa um bom tempo, em oração, na Igreja Matriz de São Caetano; após rezar as orações da liturgia das horas, ele permanece um bom tempo em meditação, todas as manhãs, diante do Santíssimo Sacramento. Aqui está o grande segredo da sua mística sacerdotal.

É também admirável, nos seus quase 56 anos de sacerdócio ministerial, o carinho que ele tem com o povo de Deus: e a recíproca é, também, verdadeira. Posso dizer, o povo de Cipotânea ama o padre Rogério; não precisar fazer nenhuma enquete para constatar isto, mas basta passar uns dias por lá, que estas notícias, graças a Deus, aparecem naturalmente e espontaneamente. O seu entusiasmo sacerdotal já fez despertar muitas vocações para o sacerdócio, naquela cidade, que desde antes, já tinha como marca ser um celeiro vocacional. Como diz o Papa Francisco, o padre Rogério é um pastor com cheiro de ovelhas. Outro testemunho, que merece nossa partilha, é o seu modo de promover o encontro com as pessoas: ele as acolhe da melhor forma possível na casa paroquial (sempre tem um café disponível para bem acolher a todos); ele vai à casa das famílias, sobretudo nos momentos de dificuldades (doença, morte, entre outros sofrimentos); participa também de algumas confraternizações (festas de aniversário, casamento, entre outros). E mais, é grande incentivador das festas religiosas, acolhendo e contando com o apoio de tantos bispos, padres, religiosas (os), diáconos e seminaristas para a realização do jubileu do padroeiro São Caetano. Quem já passou por Cipotânea, nesta ocasião, sabe que grande festa é esta. No dia 7 de agosto, toda a cidade se torna um grande templo para a oração, veneração e devoção ao Santo Padroeiro.

Neste dia 17 de abril de 2020 estava marcada uma festa para comemorarmos esta data tão importante para a paróquia de São Caetano e também para o padre Rogério. Mas com o problema do isolamento social, resultante da pandemia da COVID-19, esta ação de graças precisou ser adiada. Esperamos, se Deus quiser, celebrar esta data no mês de agosto durante as festividades do Jubileu. Porém, para que este dia memorável não passe esquecido, muitas postagens apareceram nas redes sociais. E desta forma, gostaria de tomar alguns testemunhos que aparecem nos comentários do perfil do facebook do padre Eduardo Guimarães, sacerdote do clero de Cornélio Procópio-PR, filho de Cipotânea.

“50 anos se passaram. Quantos ensinamentos, quantas alegrias, quantas preocupações e padre Rogério firme, de pé assim como Maria ao pé da cruz. Homem humilde, acolher e tantas outras qualidades… Os cipotaneanos só tem que agradecer e pedir a Deus que derrame copiosas bênçãos sobre ele e seu ministério sacerdotal. Obrigada Pe Rogério pelo seu sim, e por amar os paroquianos. São Caetano, interceda a Deus, por nós”

Maria Irene Custódio.

Parabéns padre Rogério por esses 50 anos, sendo um bom pastor, conduzindo suas ovelhas com muita humildade e amor, O Senhor é o melhor presente que Deus nos deu. Obrigado por tudo que o senhor tenha feito por todos nós, Cipotaneanos.

Lídia Perereira

No perfil do status do whatsapp, Maicon André Policarpo do GOV III da comunidade vocacional Nossa Senhora da Assunção do nosso seminário também fez sua homenagem.

“-Tu es sacerdos in æternum! –

Louvo e agradeço a Deus a vida de meu pároco padre Rogério V. Resende que completa no dia de hoje 50 anos à frente da paróquia de São Caetano em Cipotânea! Todo povo de Cipotânea deve muito a este incansável pastor que muito se sacrificou e ainda se sacrifica pela glória de Deus e pela salvação das almas! Desejo aqui manifestar todo o meu amor e admiração ao padre Rogério, o padre que me batizou, que atendeu a minha primeira confissão, que me deu pela primeira vez a Santíssima Eucaristia, e que me enviou para o seminário! Enfim muito dos benefícios espirituais que o bom Deus por intermédio da Santa Igreja se dignou me conceder estão ligados à figura deste grande pastor! Que Deus abençoe e recompense abundandemente o padre Rogério!”

E assim, tantos outros estão fazendo sua justa homenagem a este ministro da Igreja, pastor incansável, padre santo que tanto nos faz aproximar e experimentar o amor de Deus, através da ação sacramental de Cristo na Igreja.

Parabéns Padre Rogério, e com esta simples e humilde homenagem, queremos pedir que Deus, por intercessão de Nossa Senhora e São Caetano, interceda pela vida, vocação e missão do Senhor, concedendo-lhe muita saúde, alegria e paz. Receba nosso abraço, e pedimos sua bênção. Tenha nossas orações, e reze por nós também. Grande abraço, na amizade e fraternidade de sempre.

Agenda