sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Papa Francisco nomeia Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO)

02 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana acolhe com muita alegria a nomeação do Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Titular de Vatarba e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO). A publicação saiu nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao mais novo membro do episcopado brasileiro, o sétimo filho de Mariana, desde 2012.

Saudação ao Monsenhor Danival Milagres Coelho,

Estimado irmão, Monsenhor Danival Milagres Coelho,

Acolhemos com alegria a sua nomeação como bispo auxiliar na arquidiocese de Goiânia (GO), neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor, também conhecida no Oriente desde o ano 450 como a “Festa do Encontro” com os sacerdotes do templo e o povo de Deus.

Ao acolhê-lo como irmão no episcopado brasileiro, recordamos as palavras que o Papa Francisco proferiu sobre o papel dos bispos no encontro com os bispos malgaxes, em Antananarivo, em setembro de 2019:

“Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança nesta terra. Para isso, devemos desenvolver este ‘olfato’ que nos permite conhecer melhor e também descobrir o que compromete, dificulta ou arruína a sementeira”.

Que como Simeão e Ana, possas sempre acolher Jesus com renovada esperança em seu coração. Que Maria Auxiliadora, padroeira da arquidiocese de Goiânia, seja sua guia neste seu novo ministério.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Biografia

Monsenhor Danival Milagres Coelho nasceu em 4 de setembro de 1976, em Senhora dos Remédios (MG). É o quinto filho do casal José Adalério Coelho e Maria José Milagres Coelho.

Cursou o Ensino Fundamental em sua cidade natal. Em 1992, com 15 anos, entrou para o Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), onde cursou o Ensino Médio até 1994. Cursou Filosofia (1995 a 1997) e Teologia (1998 a 2001) no Seminário Maior São José, em Mariana.

Foi ordenado diácono no dia 10 de novembro de 2001 e, em dezembro, foi nomeado Diretor Espiritual do Propedêutico e colaborador na Paróquia de São José Operário, em Barbacena (MG). No dia 29 de junho de 2002 foi ordenado presbítero, em Senhora dos Remédios, ficando como vigário paroquial da Paróquia de São José Operário até o início de novembro, quando foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí (MG).  No dia 09 de novembro tomou posse, como Administrador Paroquial da referida paróquia, onde permaneceu até maio de 2005. Ainda neste período (2002 a 2005) foi Assessor Arquidiocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Diretor Espiritual do Propedêutico.

De 2005 a 2008, cursou o mestrado em Teologia Bíblia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em novembro de 2008, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário São José (Instituto de Teologia) e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG). Neste período em Mariana, trabalhando no Seminário, assumiu também a função de Diretor Acadêmico do Curso de Teologia de 2011 a julho de 2015.

Em agosto de 2015, assumiu a função de Diretor do Seminário de Filosofia até setembro de 2017. Foi membro do Conselho Presbiteral. Atualmente é Promotor de Justiça para a Causa de Beatificação do servo de Deus Mons. Horta; membro do Colégio dos Consultores; professor de Sagrada Escritura e de Hebraico no curso de Teologia, no Seminário São José e também nas Dioceses de Patos de Minas e Diamantina com cursos intensivos.

No dia 17 de agosto de 2017 foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG). Exerceu ainda a função de Assessor Arquidiocesano da Pastoral Universitária, desde 2017, e Capelão do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Barbacena. Em 2019, foi nomeado Vigário Geral para o Clero.

A Arquidiocese de Mariana, na pessoa de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, se alegra por oferecer à Igreja no Brasil mais um de seus sacerdotes para o episcopado.

Texto: Arquidiocese de Mariana com CNBB

Leia também:

Monsenhor Danival revela seu lema episcopal

Monsenhor Danival envia mensagem de gratidão à Arquidiocese de Mariana

Arquidiocese de Mariana acolhe com alegria a notícia da nomeação de Monsenhor Danival

Agenda