quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto, acolhe novo Pároco

29 de agosto de 2022 Arquidiocese

Foto: Vitória Fotos Ouro Preto

Na última segunda-feira, 22 de agosto, o Padre José Carlos dos Santos tomou posse como Pároco na Paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto (MG). A Celebração da Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Igreja Matriz, e contou com a participação da comunidade paroquial, Irmandades, e amigos e familiares do presbítero, bem como de padres e diáconos do Clero Marianense.

Definida pelo sacerdote como uma experiência muito bonita de envolvimento da comunidade de participação dos leigos, Padre José Carlos compartilhou a sua alegria ao ser acolhido: “Eu fiquei encantado, sobretudo, com a espiritualidade com que o povo participou. Uma participação muito viva, muito vibrante, mas como muita oração”. “Foi também um momento que confirmou o desejo que a comunidade paroquial tem de continuar fazendo uma experiência de fé, do anúncio do Evangelho e de espiritualidade profunda”, complementou.

Foto: Eliseu Damasceno Matos

Antes de tomar posse para o ofício de Pároco, Padre José Carlos exerceu o seu ministério por quase sete anos como Vigário Paroquial nessa comunidade de fé. Durante esse período, o sacerdote conciliava a sua atuação na paróquia com as demais atividades que exercia na Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e no Seminário São José.

Por esse motivo, a define como uma contribuição singela. “A minha colaboração era bem tímida, de acordo com a solicitação dos párocos, mas foi suficiente para conhecer bem a comunidade, sua história e desenvolver laços de amizade com os leigos”, disse Padre José Carlos, salientando que essa experiência anterior facilita agora na adaptação para o trabalho como pároco.

Foto: Eliseu Damasceno Matos

“Às vezes, alguém disse assim: ‘mas o senhor já está lá há sete anos, então, agora não tem novidade nenhuma’. Mas é muito diferente; é uma presença muito diferente na paróquia porque o Vigário colabora, quando chega as coisas já estão organizadas, mas a função de conduzir a paróquia, por exemplo, do trabalho que é feito com os Conselhos Econômico e Paroquial, esse trabalho de organização e condução da pastoral e da administração […] é trabalho do pároco, que eu agora vou aprendendo a desenvolver porque, embora eu tenha já quase 29 anos de sacerdócio, é a primeira vez que exerço essa função”, afirmou Padre José Carlos.

Da mesma forma que a comunidade expressou alegria, oração e agradecimento por esse momento, Padre José Carlos também falou desse tempo novo que marca seu ministério sacerdotal.  “É uma presença diferente agora. É uma etapa nova na minha vida e é também uma presença de uma outra maneira na mesma Paróquia”, pontuou.

Foto: Vitória Fotos Ouro Preto