sábado

, 20 de abril de 2024

Província Eclesiástica de Mariana reflete sobre a sinodalidade

11 de outubro de 2021

No último dia 23 de setembro, a Província Eclesiástica de Mariana, formada pela Arquidiocese de Mariana e pelas Dioceses de Caratinga, Itabira-Coronel Fabriciano e Governador Valadares, esteve reunida para refletir sobre a Sinodalidade. Ao todo, cerca de 50 pessoas, entre bispos, padres, coordenadores e agentes de pastoral, vigários episcopais e leigos participaram da reunião.

O encontro ocorreu em sintonia com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá em novembro, e da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em que o processo sinodal nas Igrejas Particulares terá início no fim de semana dos dias 16 e 17 de outubro.

À ocasião, o tema foi apresentado pelo presbítero da Arquidiocese de Mariana, Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que ressaltou que o tema Sinodalidade não é novo na Igreja e está perfeitamente inserido no pontificado do Papa Francisco. Recordando alguns documentos do Santo Padre, para Cônego Lauro as principais fontes atualmente que abordam a temática são: 

  • O discurso do Papa Francisco em 17 de outubro de 2015 por ocasião do 50º aniversário da Instituição do Sínodo dos Bispos; (Leia aqui)
  • O documento “A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja” da Comissão Teológica Internacional; (Leia aqui)
  • A Constituição Apostólica Episcopalis Communio do Papa Francisco publicada em 15 de setembro de  2018; (Leia aqui)
  • O Documento Preparatório e o Vade Medicum para o Sínodo de 2023.

Lembrando que a palavra Sínodo significa “caminhar junto”, Cônego Lauro afirmou que a Sinodalidade é um Kairós e o processo sinodal que estamos vivendo é um “tempo de graça” e que todos têm responsabilidades com a Igreja. Por fim, o sacerdote enfatizou que o nome Sínodo dos Bispo é uma expressão privilegiada, no entanto, o Papa Francisco, com a escuta sinodal a ser realizada em três fases (diocesana, continental e universal), está falando de uma caminhada junto de todos: os leigos, os pastores e o bispo de Roma.

A conferência realizada pelo Cônego Lauro está disponível no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Assista em:

Agenda

VEJA TAMBÉM