sábado

, 20 de abril de 2024

Relíquia da Beata Isabel Cristina poderá ser venerada no Santuário do Pai das Misericórdias da Canção Nova

20 de abril de 2023

Os devotos que agora passarem pelo Santuário do Pai das Misericórdias da Canção Nova, localizado na cidade de Cachoeira Paulista (SP), poderão venerar a relíquia da Beata Isabel Cristina. A entrega da relíquia aconteceu nesta terça-feira, 18 de abril, pelo Monsenhor Danival Milagres Coelho, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG).

Anteriormente, na última segunda-feira, dia 17, a relíquia da Beata Isabel Cristina havia sido apresentada aos fiéis durante o programa Terço da Misericórdia, das 15h, na Canção Nova. De acordo com Monsenhor Danival, a importância de a Canção Nova ter uma relíquia da Virgem e Mártir Isabel Cristina é devido ser um local muito frequentado pelos jovens.

“Fui convidado pela Canção Nova para trazer a relíquia da Beata Isabel Cristina para eles venerarem. Na oportunidade, eu doei uma relíquia de primeiro grau para o Santuário, porque aqui há muitos fiéis e muitos jovens. O objetivo foi tornar a Beata Isabel Cristina mais conhecida e aproveitar esse espaço para divulgar mais a devoção dela”, explicou.

A relíquia foi entregue para o Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, o Padre João Gualberto Ribeiro da Silva, durante a missa que foi presidia por Monsenhor Danival. À ocasião, também foi marcada pela presença do Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), Padre Isauro Santana Biazutti.

“Presidi a missa do meio-dia e nesta celebração, deixei exposta a relíquia maior, aquela que foi usada no dia da beatificação, mas essa eu volto com ela, e dentro da missa, oficialmente, entreguei para o Reitor da Canção Nova, o Padre João Gualberto, a relíquia de primeiro grau”, disse.

Durante a celebração, em sua homilia, Monsenhor Danival enfatizou a trajetória de vida e religiosidade da Beata Isabel Cristina.

“A Beata Isabel Cristina cresceu numa família Vicentina e aprendeu com seus pais a viver a fé pela caridade. Ela cresceu cultivando a sensibilidade diante da necessidade do próximo. Ela aprendeu com o exemplo de seus pais, seu José Mendes e dona Maria Helena. O momento em que ela crescia na fé, foi justamente o momento que se abria para a convivência fraterna, sendo presença solidária junto aos pobres. Ela cresceu cultivando o desejo sincero de constituir uma família e de ser uma médica, para ajudar as Crianças. O sonho dela era ser pediatra, só que o seu sonho foi aparentemente podado quando ela foi vítima de uma brutal violência.

Estando em Juiz de Fora, com seus 20 anos, fazendo cursinho para prestar vestibular, ela foi vítima de uma brutal violência. Ela defendeu os valores da sua fé, defendeu a castidade, até as últimas consequências, de dar a vida, derramar o seu sangue por amor a Jesus”, disse Monsenhor Danival.

A Igreja reconheceu o martírio da jovem mineira, tendo sido proclamada como mártir pelo Papa Francisco em outubro de 2020. Primeira beatificação da Arquidiocese de Mariana e a quarta de Minas Gerais, Isabel Cristina Mrad Campos foi elevada à honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, em Barbacena, em celebração presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Essa jovem Beata, que é virgem e mártir, é a primeira mártir do Estado de Minas Gerais. Ela é uma jovem, que deve inspirar a tantos jovens que visitam à Canção Nova, para fazer a experiência de fé. Que a Beata Isabel Cristina possa nos inspirar a viver a fé pela caridade e testemunhar, sobretudo, uma vida Santa, através da castidade. No mundo onde se relativiza tantos valores da nossa fé, nós encontramos o testemunho corajoso, dessa jovem, que deve inspirar a nossa juventude a viver corajosamente os valores do Evangelho, mas ela também inspira a vida em família, porque a santidade começa ali, na vida em família, os pais são responsáveis de garantir para os seus filhos a melhor herança, que é a fé”, enfatizou Monsenhor Danival à ocasião.

Confira a homilia completa de Monsenhor Danival no vídeo abaixo:

Confira outras notícias sobre a Beata Isabel Cristina em: www.arqmariana.com.br/isabel-cristina/

Fotos: Arquivo pessoal do Monsenhor Danival e reprodução da Canção Nova

Agenda

VEJA TAMBÉM