segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Simpósio Filosófico-Teológico, promovido pela FDLM, refletirá sobre os impactos das mídias digitais na formação humana

05 de maio de 2023 Arquidiocese

 

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), o Instituto Teológico São José (ITSJ), ambos da Arquidiocese de Mariana, e a Domus ASF promovem dos dias 24 a 26 de maio o Simpósio Filosófico-Teológico que, neste ano, tem como tema “A influência das mídias digitais e os seus impactos na formação humana”.       

Com a participação de pesquisadores renomados da área da Comunicação, como o Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero) e o Dr. Moisés Sbardelotto (PUC-MG), o evento acadêmico refletirá sobre diversos aspectos e perspectivas relativos às mídias digitais, tanto nos âmbitos sociais, da educação e da religião. Para isso, o evento conta com programação composta por conferências, painéis e comunicações, que serão transmitidos de modo on-line.

“Com o advento da comunicação em rede e o avanço da sociedade tecnológica, será que concordaríamos com Umberto Eco, que teria escrito que as redes sociais tinham um poder imenso de ‘dar voz aos imbecis’? Será que o advento da comunicação em rede tem colaborado para aumentar a quantidade de ‘idiotas’?”, provoca o Diretor Acadêmico da FDLM e um dos organizadores do evento, Padre Edvaldo Antônio de Melo, ao comentar sobre a temática do evento.

De acordo com o Diretor da Dimensão Humana-Afetiva do Seminário São José, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, com o Simpósio, as instituições organizadoras pretendem suscitar questões que ajudem as pessoas a permanecerem humanas, ainda que a insensatez tente suplantar a condição humana.

“Mesmo em meio às propostas midiáticas, queremos redescobrir o gosto pela literatura, o sentido da escrita, da música e de escutar as pessoas a nossa volta, com um olhar atento e crítico para a realidade. Conforme afirma Mia Couto, é preciso ‘quebrar armadilhas’”, afirma Padre Mauro Lúcio.

Conforme Tatiana Oliveira Vieira, da Domus ASF, ao meditar e discutir sobre a temática das mídias digitais e seus impactos na formação humana é “uma oportunidade para refletir sobre uma das características que nos humaniza que é a linguagem, a comunicação, em última análise a pensarmos sobre essa nova maneira de relacionar-se. […] Portanto, o que estamos propondo é um despertar para pensar a nossa existência em tempos de inteligência artificial, internet, entre outros”, destaca.

Os interessados em participar do Simpósio Filosófico-Teológico devem se inscrever por meio de formulário on-line disponível AQUI. O valor da inscrição é de R$ 30,00 (sem a emissão do certificado de participação) e R$ 50,00 (com a emissão do certificado).

Para conferir a programação completa, CLIQUE AQUI.

Agenda