quinta-feira

, 18 de julho de 2024

Tem início nesta quarta-feira o Simpósio Filosófico-Teológico sobre mídias digitais

24 de maio de 2023 Arquidiocese

Com o tema “A influência das mídias digitais e os seus impactos na formação humana”, iniciou-se na tarde desta quarta-feira, 24 de maio, o Simpósio Filosófico-Teológico promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) e a Domus ASF.

O primeiro dia do evento, que acontece até esta sexta-feira, dia 26, foi aberto oficialmente às 14h na Casa de Filosofia, do Seminário São José. Compuseram a mesa de abertura: o Diretor Geral da FDLM, Padre Edmar José da Silva; o Reitor do Seminário, Padre Sérgio José da Silva; o Diretor de Estudos do ITSJ, Padre Geraldo Dias Buziani; o Diretor da Dimensão Humana-Afetiva do Seminário São José, Padre Mauro Lúcio de Carvalho; o Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antônio de Melo; e a Irmã Tatiana Vieira — Apóstola da Sagrada Família (Domus ASF), que participou de modo on-line.

Iniciando os trabalhos, o Diretor Geral da FDLM destacou a relevância e a urgência de se refletir sobre o assunto central do Simpósio que, para ele, é um tema paradoxal e que apresenta seus contrastes e que provoca provocações. “Por isso, refletir sobre os impactos desse tema na vida do ser humano é chamar a atenção tanto para os valores quanto para os perigos dessa realidade atual”, disse.

“Interessante que uma vez falamos sobre os impactos antropológicos da pandemia da Covid-19 e nós sabemos que foi nesse período que nós, como Igreja, começamos a usar mais as mídias digitais. Eu dizia a respeito da mudança na compreensão de alguns conceitos, para nós, muito caros, como os conceitos de espaço e de tempo. Com as mídias digitais, o espaço, por exemplo, migrou do real para o virtual, [apresentando] consequências antropológicas muito fortes como o enfraquecimento das relações. Hoje se fala de relações fracas ou relacionamentos fracos, que são os relacionamentos virtuais, e com o tempo [aconteceu] a mesma coisa”, frisou Padre Edmar.

Segundo o Diretor de Estudos do ITSJ, o tema do Simpósio, no ponto de vista teológico, gera inquietações, pois há uma conexão profunda entre a comunicação e a temática da revelação. “Ao mesmo tempo, é um instigante para a gente refletir e apresentar as questões que são relevantes no sentido da relação as mídias sociais e, de um modo especial, a evangelização, particularizando liturgia, sacramentos e sacramentais que são sempre questões que se apresentam a nós”, ponderou Padre Geraldo Buziani.

Em sua participação, o Padre Mauro Lúcio lembrou que, por meio das mídias digitais, é possível chegar a outros espaços. “Penso que esse Simpósio vai nos beneficiar, mas vai beneficiar também o povo de Deus que também sofre com esses impactos […]. Aqui, nós somos também formadores de opinião. Então, participar intensamente desse Simpósio é uma preparação para a pastoral, para o nosso povo, que recorre a nós e espera também de nós uma palavra de orientação e de sabedoria”, afirmou.

Por sua vez, representando a Domus ASF, em sua colocação, a Irmã Tatiana salientou a importância do tema meditado e agradeceu às organizações envolvidas na organização do evento.

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, não pôde estar presente na abertura do evento, mas enviou um vídeo aos participantes. Em sua fala, retornando a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último dia 21 de maio, ele desejou que o Simpósio inspire a todos os comunicadores a comunicarem a verdade, o amor e a paz.

A primeira tarde do evento ainda foi marcada pela apresentação dos trabalhos do projeto “Filosofia e Saúde”, com a participação do Coordenador Financeiro da FDLM e Diretor da Dimensão Pastoral do Seminário, Padre José Geraldo Coura, e de discentes da instituição. Além disso, aconteceram as apresentações das comunicações e momentos de debate.

Já à noite, às 19h30, haverá a conferência “As implicações éticas das redes sociais”, com o Professor Murilo Karasinski (PUC – PR). A programação completa pode ser conferida aqui

Fotos: Caio Amora