segunda-feira

, 04 de março de 2024

Tríduo em Porto Firme marca preparação para a ordenação de Monsenhor Geraldo

26 de janeiro de 2024 Arquidiocese

Os preparativos para a ordenação episcopal de Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues estão sendo marcados pela realização do tríduo na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme (MG). As celebrações tiveram início na quarta-feira, 24 de janeiro, na Igreja Matriz da cidade.

Durante esses dois dias de celebração, sacerdotes, diáconos, seminaristas, paroquianos, amigos e familiares de Monsenhor Geraldo se reuniram para agradecer a vida e ministério do Bispo Eleito de Januária (MG).

No primeiro dia, a missa foi presidida pelo Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Marcos Condé, que em sua homilia enfatizou que “desta terra [Porto Firme], o Senhor escolheu um de seus filhos sacerdote para o ministério episcopal”, pontuando a alegria em celebrar esse momento. Na oportunidade, ele também ressaltou a importância das famílias como berço das vocações, tema escolhido para a abertura do Tríduo Preparatório. “É das nossas famílias, é das nossas casas, que surgem homens e mulheres de fé”, disse.

Padre Rosemar presidiu a abertura do tríduo.

Já na noite desta quinta-feira, dia 25, a celebração foi presidida pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, quando fez memória do tempo vivido com Monsenhor Geraldo no Seminário São José, enquanto ainda seminaristas, e após as ordenações sacerdotais dos dois, em maio de 1988.

Refletindo sobre a temática do dia, “A comunidade que acolhe, que forma e que envia”, Padre José Geraldo declarou que “quando nós olhamos a vida de Jesus, todo seu trabalho, quando nós olhamos o Evangelho, está muito claro para nós que Jesus quis que a sua Igreja uma comunidade”, lembrando que Nosso Senhor formou a primeira comunidade ao chamar os 12 discípulos. Ainda, ele explicou sobre a organização e a missão da Igreja.

Agradecendo a presença e a participação de todos, o Bispo Eleito de Januária (MG) recordou que “não se ama aquilo que não conhece”, pontuando que a homilia do Padre José Geraldo “nos ajuda a amar ainda mais a Igreja de Deus”. “Se não tivermos a oportunidade de conhecer melhor essa Igreja, nós não teremos condições de amá-la, como deveríamos amar”.

O Tríduo Preparatório será concluído nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a partir das 18h, e terá como presidente da celebração o Bispo Diocesano de Colatina (ES), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

Acompanhe a ordenação ao vivo em:

Imagens: Reprodução do Facebook

Agenda