terça-feira

, 27 de fevereiro de 2024

V Semana Acadêmica Dom Luciano abordará sobre a vida de Dom Silvério Gomes Pimenta

23 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e a Arquidiocese de Mariana realizam entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro a V Semana Acadêmica Dom Luciano. Neste ano, o evento traz para a centralidade do debate a vida e obra de Dom Silvério Gomes Pimenta.

De acordo com o Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antonio de Melo, ao trazer como tema “História, Educação, Estado e Igreja: o centenário de falecimento de Dom Silvério Gomes Pimenta”, o evento tem como objetivo focar também nas demais dimensões, para além do aspecto eclesial. 

Ainda, a motivação está estritamente relacionada ao fato de Dom Silvério colecionar pioneirismos: foi o primeiro bispo brasileiro a ser sagrado após a Proclamação da República, primeiro bispo negro do país, o primeiro prelado brasileiro com assento entre os escritores consagrados pela Academia Brasileira de Letras e o primeiro Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Tendo esses temas como pontos de partida, a V Semana Acadêmica Dom Luciano refletirá assuntos relacionados à educação dos negros no final do século XIX, a reorganização da Igreja no Brasil republicano, a influência de Dom Silvério na formação da religiosidade do povo mineiro, dentre outros tópicos atuais como o Centenário Semana de Arte Moderna.

Programação

Com um caráter itinerante, a V Semana Acadêmica Dom Luciano terá programação nas cidades mineiras de Mariana, Belo Horizonte, Congonhas e Dom Silvério. A abertura  será neste sábado, 27 de agosto, com a Santa Missa em memória aos 16 anos de falecimento de Dom Luciano Mendes e abertura do Centenário de falecimento de Dom Silvério Gomes Pimenta. 

A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, às 9h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana. Após a Santa Missa, haverá o colóquio de abertura do evento e o ato de posse da nova direção da Faculdade Dom Luciano Mendes.

Foto: Thalia Gonçalves

Ainda, ao longo dos dias, os participantes poderão acompanhar palestras, mesas redondas, sessões solenes, tributos e conferências. Um dos destaques deste ano é o envolvimento das instituições de ensino Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana, Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Congonhas, e Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Dom Silvério, nas atividades.

No dia 30 de agosto, quando completará o centenário de morte de Dom Silvério, será celebrada às 18h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), uma missa em ação de graças. Já às 20h30, haverá o lançamento da reedição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso ― Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, escrito por Dom Silvério, também na cidade dos profetas.

Confira aqui a programação completa

Quem foi Dom Silvério?

Foto: Reprodução da Prefeitura de Congonhas

Dom Silvério Gomes Pimenta nasceu em Congonhas (MG), em 12 de janeiro de 1840, e faleceu em Mariana (MG) em 30 de agosto de 1922. Foi sacerdote, professor, orador sacro, poeta, biógrafo, prelado e Arcebispo de Mariana. 

Devido a sua situação financeira, não pôde continuar os estudos. Pela providência de Deus, o seu padrinho de Crisma, Dom Viçoso, então bispo de Mariana, concedeu-lhe matrícula no Seminário da diocese. Ingressou no Seminário de Mariana aos 14 anos e dois anos depois já era professor de Latim e também de Filosofia e História Universal. 

Aos 22 anos, em 1862, na matriz de Sabará, foi ordenado sacerdote por Dom Viçoso. Em 1874, com o falecimento de Dom Viçoso, padre Silvério foi eleito vigário capitular, governando a diocese até 1877. Foi sagrado em São Paulo por Dom Pedro Maria de Lacerda, em 31 de agosto de 1890. Foi o primeiro bispo sagrado depois de proclamada a República. Com a morte de Dom Benevides, em 1896, sucedeu ao bispado de Mariana em 16 de maio de 1897. A personalidade literária de Dom Silvério ficou marcada por seus livros e cartas pastorais. (Fonte: Academia Brasileira de Letras)

Imagem da capa: Agência Parábola/FDLM