segunda-feira

, 04 de março de 2024

Vice-presidentes e Secretário Geral da CNBB são eleitos; veja como ficou a presidência para 2023-2027

25 de abril de 2023 Igreja no Brasil

A manhã desta terça-feira, 25 de abril, foi marcada pela definição da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o quadriênio 2023-2027. Após terem elegidos na tarde de segunda-feira, dia 24, Dom Jaime Spengler, como presidente da entidade, os bispos, reunidos em Aparecida (SP), escolheram no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB o primeiro e o segundo Vice-presidente da instituição, bem como o Secretário Geral.

Veja como ficou a presidência da CNBB para o período de 2023 a 2027:

1º Vice-presidente

O primeiro prelado a ser eleito nesta terça-feira foi o Arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva, que irá desempenhar a função de primeiro vice-presidente durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. Eleito em segundo escrutínio, quando perguntado pelo Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, segundo o estatuto, se aceita a função confiada pela Assembleia, dom João Justino respondeu:

“Agradeço a confiança, conto com o apoio e orações. Aceito”.

Biografia

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Confira sua biografia completa AQUI

2º Vice-presidente

Em seguida, foi eleito o bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, como segundo vice-presidente da entidade. Atendendo à recomendação estatutária, Dom Walmor perguntou se Dom Paulo aceita a função confiada pela Assembleia. O eleito respondeu:

“Por amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, como serviço à Igreja, profundamente agradecido a todos os irmãos e também para garantir a presidência da região Nordeste a todos os irmãos, eu aceito!”

Biografia 

Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas, na Paraíba, no dia 17 de abril de 1969. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010).  Confira a biografia completa AQUI

Secretário-Geral

Por fim, os bispos presentes elegeram o Bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, como o novo Secretário-Geral da entidade. Questionado por Dom Walmor se aceita a função confiada pela Assembleia. Dom Ricardo respondeu:

“Aceito, com muita honra. Muito obrigado!”

Biografia

Nascido em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense. 

Tem especialização e mestrado em Bioética, respectivamente pela Faculdade São Camilo, de São Paulo (1999), e pela Academia Afonsiana, de Roma (2011). Também tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.   Saiba mais AQUI

Presidente

Já o novo presidente da CNBB é Dom Jaime Spengler, eleito nesta segunda-feira.

Com informações e imagens da CNBB

Veja também:

Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

Agenda