Em 08 de março e 1981, o Exmo. Rev.mo Senhor Dom Oscar de Oliveira Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana criou solenemente a Paroquia Divino Espirito Santo, situada no bairro Siderurgia, em Ouro Branco (MG).
A cerimônia de criação foi presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Oscar de Oliveira e contou com a presença de várias autoridades municipais e da Açominas, na Escola Estadual Iracema de Almeida. Após algumas homenagens, procedeu a leitura do decreto de criação da Paroquia Divino Espirito Santo. Empossado o pároco, padre Vicente Lourenço Jacob, o Senhor Arcebispo falou sobre a importância do trabalho da Igreja nesta promissora área da maior indústria siderurgia da américa Latina. Em nome da Açominas, o Senhor Arcebispo foi saudado pela Dr. Armando Campos.
Em seguida foi celebrado a Santa Missa com a participação de vários padres e fieis dos bairros e da cidade. Seu primeiro pároco foi padre Vicente Lourenço Jacob, da congregação da Divina Providência (Orionitas), que trabalhava na Paróquia de Santo Antônio, também em Ouro Branco, e que, mais tarde, incardinou-se na Arquidiocese de Mariana.