Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

A Arena Mariana estava em festa com a celebração dos 270 anos de criação da Arquidiocese de Mariana, onde mais de 7.000 mil fieis rezaram, agradecendo a Deus, pela Igreja particular de Mariana. Além do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, a missa contou com a participação do bispo de Leopoldina, Dom José Eudes, do bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom João Justino, do bispo de Luz, Dom José Aristeu, do bispo Emérito de Oliveira, Dom Barroso, do bispo de Divinópolis, Dom José Carlos Souza, de vários sacerdotes, dos seminaristas e diáconos.

Relembrando, um pouco, a história da primeira diocese de Minas Gerais, os fieis acompanharam, no começo da missa, a entrada de quadros com imagens dos bispos que fazem parte da caminha da Arquidiocese.

Foto: Joca Madruga

Foto: Joca Madruga

Na homilia, Dom Geraldo falou sobre a criação da Diocese de Mariana, em 1.745, pelo Papa Bento XIV, sendo a primeira diocese em Minas Gerais e a primeira do interior do Brasil. Comentou, também, da celebração dos 265 anos de fundação do Seminário de Mariana, sendo este a primeira escola de Minas. Relembrou os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XIII e conduzido pelo Papa Paulo VI. Mencionou sobre a elaboração do Projeto Arquidiocesano de Evangelização e solidarizou-se com as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem.

Paula Roberta Martins, de Santa Cruz do Escalvado, achou a celebração muito bonita. “Celebrar a Deus e os padroeiros da Arquidiocese é muito importante. Um dos momentos que mais me marcou foi a entrada dos quadros, com as fotos dos bispos que já passaram pela arquidiocese.”

Para o seminarista Emanuel Tadeu essa celebração é motivo de grande alegria. “A mesma arena que recebeu os atingidos agora acolhe esse evento tão importante para a nossa Arquidiocese. E como é bom estarmos juntos em comunidade com todos para celebrar o aniversário de nossa Arquidiocese e poder louvar a Deus por essa Igreja.”

Solidariedade

Como gesto concreto foi realizada uma coleta especial em favor dos atingidos pelo rompimento da barragem. Dom Geraldo disse que essa celebração era, também, uma forma de expressar a solidariedade com todos os irmãos e irmãs atingidos pela enorme tragédia. “Solidarizamo-nos com os irmãos e irmãs de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Ponte do Gama, Pedras e Barreto; com as comunidades urbanas e rurais do Município de Barra Longa, como também com os demais municípios dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, banhados pelo Rio Doce. Nossa tristeza é grande, a dor é profunda, os prejuízos são enormes, a desolação não tem tamanho; mas, a fortaleza da fé e a solidariedade fraterna ultrapassam a tudo, reconfortam e encorajam. Entre os escombros, brotam sinais de vida e ressurreição. Deus está presente”, ressaltou o arcebispos.

Foto: Joca Madruga

Foto: Joca Madruga

É na fé em Deus que nós buscamos, também, a força de superação das dificuldades”, disse o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Celso Murilo, ao se referir aos atingidos. “Estamos vivendo esse momento de solidariedade com as vitimas do rompimento da barragem, momento de sofrimento para o nosso povo. Então, o que nós queremos celebrar é antes de tudo o amor de Deus na vida das outras pessoas e o compromisso da fraternidade advindo da solidariedade e da união, para que a gente, somando forças, consiga ajudar a todos que estão passando por essa grande provação a reconstruir a suas vidas e a reencontrar um novo caminho para vencer essa dificuldade atual”, explicou monsenhor Celso.

Texto base do novo PAE

Durante a celebração dos 270 anos foi feito o lançamento oficial, para toda a Arquidiocese, deste momento de aprofundar a discussão do texto base do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), onde foi entregue, simbolicamente, aos vigários episcopais uma copia do material. Esse texto foi aprovado na 23ª Assembleia Arquidiocesana, realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no seminário São José, em Mariana.

Ao final da celebração foi realizada a entrada das imagens dos padroeiros da Arquidiocese, Nossa Senhora da Assunção e São José, que receberam a homenagem dos fiéis presentes.

Leia na íntegra a homilia de Dom Geraldo.

Leia também: Assembleia Arquidiocesana aprova texto base do novo PAE

Confira a cobertura fotográfica.

 

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *