Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

20/abr/2015
Inauguração de centro de pastoral reúne fiéis, autoridades e religiosos

Foi com muita alegria que a Paróquia Nossa Senhora da Assunção inaugurou na última sexta feira, dia 10 de abril, o Centro Paroquial Pastoral “Dom Oscar de Oliveira”. A comemoração teve início com a santa missa presidida pelo Bispo dom Geraldo Lyrio Rocha e depois com o direcionamento de todos ao novo prédio onde aconteceu o descerramento da placa com oração e benção realizada pelo bispo e o pároco Cônego Nedson Pereira de Assis. A ocasião também contou com o lançamento da obra “Matriz e Catedral de Mariana – O órgão Arp Schnitger” de autoria do professor Ivo Porto Menezes.

O lançamento do livro no ensejo das comemorações dos trezentos anos do início da construção da Matriz, depois contemplada como Sé de Mariana, traz, por meio da obra lançada, a oportunidade de trazer ao conhecimento de todos, principalmente estudantes e pesquisadores, a história do templo, patrimônio, que possui uma vasta documentação histórica.

Durante o lançamento foi composta uma mesa com os colaboradores da realização do evento, autoridades , religiosos e o professor Ivo Menezes escritor da obra. A poesia “A catedral” do poeta simbolista Marianense Alphonsus de Guimarães foi recitada e o hino da padroeira Nossa Senhora da Assunção foi cantado pelos participantes

As novas instalações receberam seu nome em homenagem a dom Oscar, que foi pároco dessa paróquia por 10 anos, deixando um legado de sabedoria, proximidade e amor ao próximo. No primeiro andar houve uma redistribuição de espaço com a construção de sete lojas, e um auditório em anexo com uma capacidade de 80 pessoas que recebeu o nome de “Auditório Dom Luciano”, que foi um grande incentivador da ação pastoral. O segundo andar possui 5 salas de catequese devidamente equipadas para este fim.  Uma sala para reuniões da Legião de Maria e uma capela destinada aos diversos grupos de pastorais para atender as necessidades de oração em momentos de reunião.

Ainda no segundo andar, onde funcionava a antiga casa paroquial, se encontra o escritório paroquial, composto de sala de recepção, sala para arquivos, sala para reuniões, três salas para atendimentos, capela para atendimento de confissões e um pequeno refeitório, além de três toaletes. A comunidade recebeu as novas instalações com grande alegria e entusiasmo. Ao fim das solenidades todos puderam conhecer o novo espaço.

A paróquia Nossa Senhora da Assunção demonstrou imensa gratidão a todos que colaboraram e acreditaram na realização desse sonho, dizimistas e bem feitores, a CBMN, Prefeitura Municipal e seus devidos setores. Ao professor Ivo Porto de Menezes, pela pesquisa e trabalho e por fim, o louvor sublime a Deus que é Pai, por de Jesus Cristo, no Espírito Santo.