Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

15/dez/2015
Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, abre o Jubileu da Misericórdia no presídio da cidade

A Pastoral Carcerária e o pároco de São Sebastião, em Itabirito, Região Pastoral Mariana Norte, padre Edmar José da Silva, marcaram a abertura do Ano Santo da Misericórdia promovendo um dia de atividades religiosas no presídio da cidade.

O desejo de realizar essa celebração nasceu motivado pelas palavras do Papa Francisco que assim se expressou: “Que a todos os presos chegue concretamente a misericórdia do Pai que quer estar próximo de quem mais necessita do seu perdão”.

Durante toda a manhã do dia 11 de dezembro, os presos foram ouvidos em confissão e puderam experimentar a misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação. Às 14h30 as celas foram abertas e os presos foram encaminhados para o pátio do presídio onde aconteceu uma missa com a participação deles, da direção do presídio, da assistente social e dos chefes da segurança do local.

Quase 70 detentos vivenciaram a celebração, proclamando as leituras, participando da procissão do ofertório, juntamente com alguns responsáveis pela segurança, e cantando as músicas próprias do tempo do advento.

Ao final da celebração, eles puderam se confraternizar com um lanche oferecido pela Pastoral Carcerária. Durante a celebração, foram recordadas as palavras do Papa Francisco sobre a possibilidade da indulgência do jubileu também para os detentos: “os presos poderão obter indulgências, e todas as vezes que passarem pela porta da sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai, que este gesto signifique para elas a passagem pela porta santa, porque a misericórdia de Deus, capaz de mudar os corações, consegue transformar também as grades em experiência de liberdade”.

Os que participaram pela primeira vez da celebração no presídio comentavam: “nem parecia que estávamos no presídio, pois o clima era de muita fraternidade, fé e oração”.

Fonte: Pastoral carcerária de Itabirito