Comunicadores, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), estudantes, bispos, padres e religiosos das (arq)dioceses de todo o país estão reunidos em Joinville (SC) no Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, em sua 10ª edição, está recebendo mais de 800 participantes de 20 estados brasileiros, entre eles a jornalista do Departamento Arquidiocesano de Comunicação, Bruna Sudário.
Refletindo sobre o tema “Educar para Comunicação”, o Muticom tem como objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e melhorar a leitura de conteúdos disponibilizados nas diversas mídias.
Para Bruna Sudário participar deste encontro é uma oportunidade única. “Em cada momento do Muticom estou tendo a oportunidade de renovar o meu olhar para a comunicação, de pensar sobre essa comunicação que educa e evangeliza. Acredito que muito dos ensinamentos que estou recebendo poderão ser levados para o Dacom”, disse.
O 10° Muticom foi iniciado na noite dessa quarta-feira (16) com uma conferência proferida pelo monsenhor Dario Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé. Monsenhor Dario Viganó tratou de particularidades da comunicação do Papa Francisco e apresentou os passos dados e ainda a serem realizados para a reforma da Mídia da Santa Sé.
Nessa quinta-feira (17), além da missa presidida por dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville, os participantes acompanharam as palestras sobre o tema central do encontro “Educomunicação”, ministrada pela irmã paulina Helena Corazza e o padre Maurício Cruz. Oficinas, sobre diversos temas ligados a comunicação, e uma apresentação Balé Bolshoi do Brasil completaram o dia. O 10° Muticom termina no próximo domingo (20).
Fotos: Muticom