O Papa Francisco enviou a seguinte carta a Dom Geraldo Lyrio Rocha, por ocasião de seu Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal:
Ao Venerável Irmão Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana,
Pela solicitude no pastoreio da Igreja de Deus que constantemente impulsiona Nosso coração, procuramos, especialmente e de boa vontade, neste cuidado, estender Nosso olhar a todo o rebanho do Senhor e, com Nossas orações, participar dos cuidados dos pastores, cuja obra Nos é dado usufruir proveitosamente. Por isso, Venerável Irmão, cientes de teu diligente ministério, agora, com pensamento particular para ti que celebras o jubileu áureo da ordenação presbiteral, no dia 15 do próximo mês de agosto, através desta Carta, queremos expressar, com grande estima, Nossas congratulações por tua competência, doutrina e ação que envolvem este teu serviço.
De fato, em teu ministério brilha o zelo pelo bem espiritual de todas as pessoas confiadas aos teus cuidados, já desde a atividade exercida junto à Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo na qual incialmente foste incardinado, como presbítero; depois junto aos rebanhos de Colatina e Vitória da Conquista, dos quais te tornaste primeiro Pastor, e na Arquidiocese Metropolitana de Mariana, que atualmente governas; além das atividades realizadas na Conferência dos Bispos do Brasil e no Conselho Episcopal Latino Americano, bem como nos Sínodos celebrados em Roma. Sobretudo, parece-Nos que deve ser valorizada a diligência, a perícia e a capacidade de diálogo, virtudes pelas quais todos te reconhecem como um varão muito humano, sacerdote íntegro e bispo sábio, de fácil interlocução com os diversos espaços da vida eclesial e social. É para Nós muito gratificante lembrar teus prolongados trabalhos pastorais e tudo que, com o passar dos anos, teu ministério refletiu da ternura do Senhor. De fato, tu, que na arte de celebrar o sacrifício eucarístico realizas o principal múnus, exercendo a obra da redenção do povo continuamente através dos tempos, gozas de ótima fama neste mister.
Por causa destas tuas obras de um evangelizador, que não busca o que é útil para si, mas para muitos a fim de que todos sejam salvos (cf. 1Cor 10, 33), recebe, pois, Venerável Irmão, Nossas palavras de louvor e gratidão enquanto invocamos o Senhor, autor e remunerador das boas obras, que, tornando o teu aniversário um dia muito feliz, te conceda, que, andando fielmente segundo a verdade do Evangelho, sintas o Cristo presente e, com a intercessão da Virgem Mãe de Deus Assunta ao céu, sempre mostres ao povo que caminha a prova da esperança certa e da consolação.
Finalmente, desejamos vivamente estar ao teu lado com a nossa Bênção Apostólica que, como se estivéssemos presentes, damos generosamente a ti, aos amados filhos e filhas do rebanho Marianense, a todas as pessoas que participam da celebração do jubileu, a ser comunicada também àquelas pessoas que tens como amadas em teu coração, às quais pedimos preces para que possamos cumprir diligentemente o oneroso ministério Petrino.
Do Vaticano, dia 21 de julho de 2017, quinto do Nosso Pontificado.
Francisco