Ano Nacional do Laicato é debatido pelo CAP

24/08/2017 às 11h46

O Ano Nacional do Laicato, que será celebrado pela Igreja no Brasil, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, foi debatido na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) nessa quarta-feira (23), em Mariana.

As propostas do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM), para vivencia deste tempo, foram apresentadas e analisadas pelo CAP. O planejamento é que uma abertura arquidiocesana, com participação dos coordenadores paroquiais, seja realizada ao final da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no dia 25 de novembro, em Mariana. A abertura paroquial será no dia 26 e cada paróquia vai receber um ícone, que deve peregrinar pelas comunidades. Seminários e outros eventos também serão realizados pelo CLAM ao longo do ano.

Durante a reunião, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ressaltou que a atuação dos leigos e leigas na vida da Igreja aumentou, mas é preciso incentivar a participação dos leigos na sociedade. “Nós não podemos reduzir a participação dos leigos ao interior da vida da Igreja. Nós precisamos estimulá-los para que prossigam neste caminho, mas não se esqueçam da sua missão e vocação no mundo, onde tem um campo imenso a atingir”, disse Dom Geraldo.

O Ano do Laicato também será o momento de comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). O ano terá como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Assembleia arquidiocesana

A 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral será realizada nos dias 24 e 25 de novembro em Mariana. Na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral foi decidido a temática da edição deste ano. “Igreja em saída a serviço do Reino de Deus” será o tema condutor das reflexões. A próxima assembleia vai contar com a participação dos membros do CAP e dos Conselhos Regionais de Pastorais (CRP).

Ao final da reunião do CAP foram realizados informes e uma avaliação sobre a Romaria Arquidiocesana a Aparecida.


Voltar

Confira também: