Em clima de festa, a paróquia Santa Efigênia, de Ouro Preto, comemora sua padroeira nessa quinta-feira (21), com quatro celebrações ao decorrer do dia. Dom Francisco Barroso, arcebispo emérito de Oliveira, celebrou a missa das 10h30, cantada pelo coral São Pio X.
Na homilia, Dom Barroso destacou que a celebração da festa de Santa Efigênia é um convite para que cada um reveja sua vocação a santidade, procurando viver os conselhos do evangelho. Segundo ele, os santos oferecem um novo impulso para a construção de um mundo mais humano. "Santa Efigênia, vivendo radicalmente o evangelho, desapegou o coração das coisas e dos bens do mundo, passando a viver com o espírito de pobreza e a vencer os desafios da vida consagrada", disse.
“Quando o papa Francisco fala de uma Igreja em saída, ele se refere a uma Igreja missionária, não uma Igreja estática, indiferente e omissa. Foi a atitude missionária do apóstolo Matheus que levou o conhecimento de Jesus Cristo àquela jovem filha do rei da Núbia. O apóstolo falava sobre a história de Jesus Cristo, o filho de Deus, e testemunhava com a sua vida e suas atitudes. E aquela jovem princesa da Núbia, encantada, vai responder pela boa nova anunciada. Renunciando as riquezas do palácio real, ela vive completamente o evangelho”, explicou ao resumir a história de Santa Efigênia.
Ao final da celebração, Dom Barroso foi homenageado pelos seus 60 anos de vida sacerdotal. "Dom Barroso, dedicado ao serviço como um bom pastor. é um grande colaborador das quatro paróquias de Ouro Preto e também das cidades vizinhas. Nós somos homenageados por tê-lo em nossa presença. Nossa cidade de Ouro Preto é eternamente grata ao senhor", agradeceu a paroquiana Cemir Emiliano, em nome da paróquia. A irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia também foi homenageada ao final da celebração pelos seus 300 anos de história.
Programação
Hoje, ainda, haverá a última celebração do dia, às 17h, seguida da procissão com a imagem de Santa Efigênia pelas ruas Santa Efigênia, Doutor João Veloso, Santa Rita, Nossa Senhora do Parto, Desidério de Matos e Padre Faria. Após a chegada, haverá a Benção Eucarística.