Província Eclesiástica de Mariana reflete sobre a Iniciação à Vida Cristã

22/09/2017 às 09h53

A Iniciação à Vida Cristã foi tema de estudo e reflexão na reunião da Província Eclesiástica de Mariana realizada nessa quinta-feira (21) em João Monlevade (MG), na Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A conversa foi iluminada pelo documento 107 - “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2017.

A temática da reunião foi apresentada pelo padre Flávio Assis e pela leiga, Elza Bretas, ambos da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. “O documento 107 apresenta o processo da iniciação à vida cristã a partir da experiência pessoal com Jesus Cristo, a partir da participação na vida comunitária e a partir de uma figura muito importante que é o introdutor. Este introdutor é aquele, é aquela que vai acompanhar, vai partilhar, vai se tornar companheiro, companheira do catecúmeno semanalmente, na sua vida comunitária, na meditação da palavra de Deus e na clareza sobre aquilo que é viver o seguimento de Jesus Cristo”, explica padre Flávio.

Vivência na comunidade

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, disse que a vivência cristã traz consigo a urgência de encorporar-se aos grupos de discípulos de Jesus Cristo. “Não é possível uma iniciação cristã autêntica que não leve a uma autêntica participação na comunidade. A iniciação a vida cristã deve levar a uma participação na comunidade eclesial”, afirma.

Segundo Dom Geraldo, além do desafio que é a iniciação cristã, existe um outro desafio, o de constituir autênticas comunidades eclesiais no meio urbano. “Nas comunidades rurais ainda existe uma predominância de católicos. Já as comunidades urbanas são mais plurais, o que aumenta o desafio da vivência na comunidade”, acrescenta.

Congresso Missionário

Durante a reunião, os principais pontos e a participação do Regional Leste 2 no 4º Congresso Missionário Nacional, realizado de 7 a 10 de setembro, em Recife (PE), foram apresentadas pelo padre José Geraldo de Melo, coordenador diocesano de pastoral de Itabira/Coronel Fabriciano.

Ele apresentou, também, uma proposta de realizar um Congresso Missionário na Província. A ideia é que este encontro seja realizado em 2018. O coordenador arquidiocesano de pastoral de Mariana, padre Geraldo Martins, ressaltou que mais importante que o evento é o processo de elaboração e preparação para ele.

Comissão do Meio Ambiente

Representando a Comissão de Meio Ambiente da Província, o padre Nelito Dornelas, da Diocese de Governador Valadares, relatou sobre a 2ª Romaria das Águas e da Terra, realizada na Diocese de Caratinga, em junho de 2017, e falou sobre a próxima edição, agendada para 3 de junho de 2018, em Ponte Nova. Ele contou, também, que o Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce está em processo de construção e articulação.

Dentro desse contexto ambiental, padre Geraldo Martins, sugeriu que a Província se pronuncie sobre os dois anos do rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro. A proposta foi aprovada pelos presentes.

Comunhão

Com o objetivo de partilhar e dar unidade as ações de evangelização nas Igrejas particulares que compõem a Província, essa reunião acontece duas vezes ao ano. “É uma riqueza muito grande essa iniciativa da nossa Província. É muito interessante reunir os bispos, padres, diáconos, leigos e religiosas e ver todos buscando uma ação de comunhão. Nós não assumimos nenhum compromisso firmado, a gente respeita a autonomia das quatro dioceses, mas a gente forma consenso aqui. As quatro dioceses estão empenhadas em empreender o que pede no documento 107, que é a conversão pastoral em relação a iniciação à vida cristã. E é muito bonito ver a nossa comunhão e nós demonstramos isso claramente em nossos dois encontros anuais”, ressaltou o bispo anfitrião, Dom Marco Aurélio.

Finalizando a reunião, as (arq)dioceses presentes realizaram os seus informes. A próxima reunião da Província Eclesiástica de Mariana será realizada no dia 15 de março em 2018 na arquidiocese de Mariana.


Voltar

Confira também: