Nossa vocação: ouvir e testemunhar a Palavra de Deus

22/09/2017 às 11h49

O mês de setembro é o mês da Bíblia. Acreditamos em Deus que é amor e quer se comunicar conosco. Essa é nossa alegria! Mas é importante meditarmos sobre como está nossa comunicação com Deus, para compreendermos que nossa vocação é para ouvirmos e testemunharmos a sua Palavra.

Vivemos a verdadeira “era digital”, na qual a comunicação parece ser uma das maiores preocupações das pessoas. A rapidez com a qual as informações são enviadas nos surpreendem. Hoje, o que acontece em qualquer lugar pode ser transmitido ao vivo com relativa qualidade a todas as partes do mundo. Mas tantas facilidades não resolvem todos os problemas de da comunicação humana. Ainda há muita carência de verdadeira comunicação, pois há muita desigualdade, desentendimentos, falta de acessibilidade, confusão, violência, preconceitos, etc.

Diante disso, devemos nos questionar se estamos realmente em sintonia conosco e com os outros. E, além disso, a grande dúvida é se estamos, verdadeiramente, buscando o contato com Deus. Muitas vezes, não acolhemos este Deus que nos ama e tem uma palavra para nós; por isso, neste mês, somos convidados a ouvir mais atentamente a voz de Deus. E mais ainda, percebermos que esse é o grande chamado feito a cada um de nós.

Desde Abraão, nosso pai na fé, o povo de Deus vive sua vocação especial de escuta da Palavra de Deus. Ele foi o primeiro que se colocou neste movimento de escuta. Depois, muitos outros foram ouvindo e se deixando moldar pela Palavra.

Entretanto, ao contrário do que muitas vezes pensamos, Deus não fala apenas o que queremos ouvir, ele fala o que precisamos ouvir. Quantas vezes somos surpreendidos pela Palavra de Deus que corrige os nossos erros quando queremos ignorá-los; que nos estimula a continuar e a perseverar na caminhada, diante da tentação de largar tudo; que nos faz preocupar com as pessoas, mesmo quando passamos a desprezá-las.

Na verdade, para vivermos adequadamente este chamado à escuta da Palavra é preciso evitar ruídos na comunicação com Deus. Primeiro, é necessário entender que Deus fala a todos e em todos os momentos. Fala através do silêncio, das inspirações, das outras pessoas e, sobretudo, através da Bíblia e da liturgia.

Enfim, o desafio é reconhecer que quanto mais ouvimos a Palavra de Deus, mais seremos felizes; mesmo que ruídos e outras coisas interfiram em nossa comunicação com Deus. Que todos nós acolhamos este chamado para juntos testemunharmos a Santa Palavra do Senhor!

 

Pe. Thiago José Gomes

Assessor do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Mariana


Voltar

Confira também: