Comunidade da Filosofia realiza Encontro de Famílias

27/09/2017 às 13h10

Os seminaristas da Comunidade de Filosofia, do Seminário São José, e seus familiares participaram do Encontro de Famílias 2017, no último fim de semana (22 a 24), em Mariana. O encontro acontece anualmente e é um momento importante para os seminaristas, que têm a chance de rever suas famílias e apresentar a elas um pouco do cotidiano do seminário. Já para os familiares, é uma oportunidade de conhecerem uns aos outros e contemplarem a missão para a qual seu parente foi chamado a viver.

Na sexta à noite, primeiro dia do encontro, os seminaristas e seus familiares participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre José Geraldo Coura (padre Juca). No sábado, eles participaram da Celebração Eucarística presidida pelo reitor do seminário, padre Valter Magno. Houve também a apresentação das famílias, dos formadores do seminário e das dimensões da formação presbiteral. No domingo, encerrando as atividades, eles rezaram as Laudes da Liturgia das Horas, participaram de um festival de prêmios e sorteio de rifas e da Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

"Dentro das várias dimensões as quais Deus chama o seminarista a trabalhar, estão a vida em comunidade e a vida de uma relação íntima com Ele. Foi um pouco disso que cada família pôde experimentar durante esses três dias. Em todos os momentos, o clima foi de alegria e oração", explica o seminarista do 1º ano de Filosofia, Filipe Egg. 

Em meio as palavras dirigidas às famílias, o diretor da Casa da Filosofia, padre Euder Canuto, enfatizou a liberdade que o seminarista possui e deve possuir para melhor discernir sua vocação. Os padres formadores explicaram a importância dos familiares permitirem que os seminaristas façam o discernimento da sua vocação sem qualquer forma de pressão ou influência.

 

Colaboração: Filipe Egg, seminarista do 1º ano de filosofia


Voltar

Confira também: