Seminário apresenta espetáculo para arrecadar fundos para Figueira

28/09/2017 às 09h00

O Seminário São José e a Faculdade Dom Luciano irão apresentar o espetáculo “O Auto da Compadecida” para arrecadar fundos para a Comunidade da Figueira. A apresentação será no dia 6 de outubro, às 20h, no Teatro Sesi em Mariana.

A escolha dessa peça surgiu no contexto do Ano Nacional Mariano. Segundo o seminarista Pedro Ribeiro, que dirigiu o espetáculo, essa era uma oportunidade de homenagear Nossa Senhora no ano jubilar e na festa de São José. “Este espetáculo teatral foi montado para ser apresentado na festa de São José para um público mais restrito. Diante do desejo de ajudar a Figueira e de mostrar um pouco do que acontece em nosso seminário surgiu essa ideia de tornar público esse nosso trabalho, além de propagar a devoção a Mariana”, conta.

Com um elenco formado por seminaristas e funcionários do Seminário e da Faculdade, o texto é uma adaptação do dramaturgo Ariano Suassuna e conta a história de Chicó e João Grilo. Dois amigos que arrumam um emprego na padaria da cidade, onde os patrões cuidam da sua cachorra como uma filha. Quando a cadela morre, a mulher do padeiro exige que João Grilo e Chicó peçam ao padre que benza sua cachorra antes do enterro. O padre não concorda e João Grilo, esperto e embromador, alega que a cachorra é do temido Major Antônio Morais e, então, o padre aceita. E a confusão só começa.

O ingressos estão sendo vendidos com os seminaristas da comunidade da filosofia e no SESI no valor de R$10,00.

Comunidade da Figueira

Em 1 de janeiro de 1990, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, fundou em Mariana, a primeira Casa de Apoio às Pessoas com Deficiências Físicas e/ou Mentais, respondendo à demanda e aos inúmeros pedidos das famílias da comunidade local. Hoje, este grupo atende mais de 60 pessoas com deficiências, com idades variáveis da infância à idade adulta.

O objetivo da Comunidade da Figueira se desenvolve através do acolhimento de forma integral à pessoa com deficiência, proporcionando atividades e condições para que sejam despertados os aspectos cognitivos, motores e afetivos de cada um, tais como: trabalhos didáticos, treinamento das atividades da vida diária; capacitação para a realidade social; acompanhamento ao SUS e integração com as famílias. A Comunidade oferece também assistência especializada como: psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, orientação aos pais e educadores, favorecendo a inclusão, o respeito às suas limitações e potencialidades como ser único e cidadão que é. Através desse trabalho, é desenvolvido um convívio fraterno, harmonioso, participativo, organizado e integrado com a população de Mariana.


Voltar

Confira também: