A comunidade Nossa Senhora do Carmo, da Paróquia Cristo Rei, de Ouro Preto, recebeu no sábado (30) a visita missionária dos membros da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI). Motivada pelo conselho do Papa Francisco de “uma Igreja em saída”, a experiência também contou com a participação de agentes de pastorais da própria paróquia, além da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária.
Divididos em grupos, os mais de 40 missionários concentraram as visitas na Rua Boa Esperança, a fim de convidar os moradores para participar das atividades da comunidade Nossa Senhora do Carmo. Essa foi a primeira vez que a IAM, Juventude Missionária e COMIDI se reuniram para a prática da missão. “A experiência acontece no intuito de que os membros percebam que nós devemos ir ao encontro das pessoas. Não só levar, mas estar com elas. A gente queria ser mais dinâmico, para muitos ali era uma experiência nova”, explica o assessor do COMIDI, padre Geraldo Trindade.
Maria Efigênia Ribeiro dos Santos, participante do Grupo de Reflexão, sempre participa das missões organizadas pela paróquia. Em uma das quatro casas visitadas na experiência de sábado, ela foi recebida por uma pessoa de outra religião. “A gente visitou uma evangélica, que nos atendeu com carinho, e a gente viu uma necessidade grande das coisas básicas na casa. A gente vê que a casa é pobre, mas a pessoa tem Deus no coração, tem esperança, isso anima a gente”. Ela ressalta que a visita ajuda a encaminhar as pessoas que precisam de ajuda para os vicentinos, que cuidam da Campanha do Quilo da paróquia.
Reunião do COMIDI
Após a missão, os membros do COMIDI se reuniram para conversar sobre as atividades de 2018. Dentre os tópicos acertados, foi decidido que no próximo ano será feito a visita peregrina do ícone de Nossa Senhora da Piedade e da Cruz Missionária nas paróquias que têm a Infância e Adolescência Missionária. A atividade acontece em preparação para o Congresso Estadual da IAM de 2019, que será sediado pela Arquidiocese de Mariana.
IAM na comunidade
A missão realizada na paróquia Cristo Rei foi o primeiro encontro da IAM da comunidade Nossa Senhora do Carmo, que tem a participação de 7 crianças. A comunidade também tem o desejo de criar a Juventude Missionária.