As realidades da juventude foi tema de debate na Ampliada Regional da Pastoral da Juventude do Leste 2 nessa sexta-feira (13), em Barbacena. Para auxiliar na reflexão, a mesa foi composta pelo representante do regional na coordenação nacional da PJ, Vinícius Borges, o coordenador de pastoral da arquidiocese de Mariana, padre Geraldo Martins, a assessora da Diocese de Divinópolis, Jessiara Santo, e o ex-integrante da Equipe Central da PJ de Arquidiocese de Mariana, Roni Lima.
Questões ligadas à violência, realidade social, das juventudes, da Igreja e da própria Pastoral da Juventude foram abordadas. Esse momento representou o passo metodológico do ver no encontro. O assessor da juventude no Regional, padre Rafael Rosário, e o frei Alexandre Escane também acompanharam o debate.
Citando a 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Puebla, padre Geraldo reafirmou que a Igreja fez uma opção pelos jovens e disse que é preciso reconhecer os jovens de hoje. “Precisamos identificar e acolher os jovens em sua maior variedade. Precisamos ver o jovem como sujeito”, disse. Padre Geraldo ressaltou, também, que a PJ precisa manter a sua identidade e questiono “como ser plural sem perder a identidade?”.
Vinícius apontou a realidade da Pastoral no Regional Leste, falou das prioridades da Ampliada Nacional de Crato (CE) e da importância dos grupos de base. “Precisamos ter preferências pelos grupos de base. Precisamos de lideranças com vivência nos grupos de base”, relatou.
Segundo Vinícius quando eles falam das realidades juvenis é para que a ação pastoral não seja alheia ao que os jovens estão vivendo. “Esse momento de conhecer a realidade é fundamental e nós precisamos pensar na ação pastoral a partir dessas realidades. Pois, nós somos pastoral a partir das realidades. Então é essencial falar das várias realidades. Precisamos beber dessas realidades para atuar de modo mais efetivo, mais caridoso”, afirmou.
A Ampliada Regional tem como tema “Primavera Juvenil: Nas terras MARIAnas acolhemos sementes de profecia”. O evento iniciada no dia 12 de outubro, segue até este domingo (15) e está reunindo cerca de 40 jovens de nove (arq)dioceses do Regional Leste 2.