Espaço litúrgico será objeto de estudo em formação da liturgia

20/10/2017 às 14h16

O espaço litúrgico será objeto dos estudos do Encontro de Formação da Liturgia. O encontro começa nesta sexta-feira (20), segue até domingo (22), na Casa de Retino Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, e vai reunir cerca de 100 pessoas.

“Este ano escolhemos como tema, o Espaço Litúrgico, lugar da manifestação da presença de Deus, que abriga e acolhe a comunidade das pessoas que se congregam na unidade, fazendo memória da Páscoa do Senhor. Sendo reflexo de unidade da celebração e testemunha do invisível que é o próprio Deus, sua construção ou organização deve transfigurar paz e harmonia, beleza e arte, pois, sua disposição também Evangeliza, e nele nos é dado perceber a presença amorosa de Deus na Liturgia”, explica o assessor arquidiocesano da liturgia, padre Luiz Cláudio.

Padre Luiz Cláudio acrescenta que a Igreja fez uma belíssima caminhada, nestes cinquenta anos de implantação do Concílio Vaticano II. Mas, segundo ele, no que se refere à reforma litúrgica, proposta na Sacrosanctum Concilium, no que tange ao espaço e aos objetos litúrgicos, ainda não avançou o suficiente.

“Muitas vezes as pessoas entram em uma igrejas e não sabem para onde olhar. O conteúdo litúrgico é um e a forma física é outra. Por falta de relacionamento com uma imagem precisa da Igreja, de Cristo, da Mãe de Deus, da História da Salvação, corremos o risco de perder todo o referencial, a doutrina e uma formação madura do ser da Igreja, a nossa identidade. O espaço deve ser por excelência, na forma e na disposição, um lugar teofânico, lugar da antecipação da própria glória de Deus, da vida que não termina, onde vemos naquilo que é limitado o próprio ilimitado, o lugar que aproxima a criatura da Perfeição Divina, por isto, ele precisa ser marcado pelo ‘belo’ e ser reflexo de unidade, de celebração, testemunha do invisível que é o próprio Deus, o Cristo que se revela”, acrescenta o presbítero.

Quatro oficinas, trabalhos em grupo e mesa redonda fazem parte da programação. No sábado a noite, o grupo vai realizar uma visita orientada a igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cabanas, em Mariana, acompanhada do artista Júlio Quaresma.


Voltar

Confira também: