Papa Francisco proclama outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário

23/10/2017 às 13h51

O Papa Francisco anunciou nesse domingo (22) que promoverá o Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 a fim de alimentar o ardor da atividade evangelizadora da Igreja. 

“Exorto-os a viver a alegria da missão, testemunhando o Evangelho nos ambientes em que cada um vive e trabalha. Ao mesmo tempo, somos chamados a apoiar com o afeto, ajuda concreta e oração os missionários que partiram para anunciar Cristo às pessoas que ainda não o conhecem. Recordo também que tenho a intenção de promover um Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019, a fim de alimentar o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes. No dia em que celebramos a memória litúrgica de São João Paulo II, Papa missionário, confiamos à sua intercessão a missão da Igreja no mundo”, disse após a Oração do Angelus, na Praça São Pedro.

Na carta enviada ao Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, em razão do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum illud sobre a atividade dos missionários no mundo, publicada em 1919 pelo Papa Bento XV, o Papa Francisco proclama outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário "com o objetivo de despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Poder-nos-emos preparar convenientemente para ele já através do mês missionário de outubro do próximo ano, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que «é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo»", escreveu, antes de informar que confia a tarefa de pôr em marcha a preparação deste acontecimento ao cardeal.

"Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário", conclui na carta.

 

Confira o vídeo do anúncio

 

Fonte: Rádio Vaticana

Foto: Instagram @franciscus

 


Voltar

Confira também: