Comunhão da juventude marca o DNJ da Região Norte

23/10/2017 às 15h59

Motivados a caminhar, celebrar a vida e partilhar foi realizado nesse domingo (22) o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Região Pastoral Mariana Norte na cidade de Barão de Cocais. O DNJ foi promovido pela Pastoral da Juventude (PJ) em comunhão com a paróquia de São João Batistas e acolheu cerca de 900 jovens.

“Era para ser um simples DNJ com jovens animados, motivados a caminhar. Era pra ser um simples reencontro, um "como vai" ou até um "que bom te ver de novo", mais não foi. Não foi só um reencontro, só mais um DNJ, uma simples caminhada. O DNJ 2017 foi a revitalização da comunhão de juventudes com o propósito de ser Unidade em Cristo Jesus. Tantos dias gatos para elaborar o DNJ com a convicção de que Deus estaria presente junto a juventude que constrói a civilização do amor, dias de reuniões, de discussão, dias de construção, de partilha e de encaminhamentos. Sobretudo, dias de pensar novos caminhos a serem seguidos pela juventude da Região Mariana Norte através de uma semente de incentivo, plantada no coração de cada jovem presente na celebração do DNJ 2017 em Barão de Cocais”, ressalta Olivia Coelho da PJ de Ouro Preto.

Refletindo sobre “Juventude em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra”, o DNJ 2017 teve como objetivo fazer com que a juventude assuma a luta pela defesa do meio ambiente, somando forças às demais faixas etárias na construção de uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.

Ao longo da caminhada foram realizados três atos públicos mencionando a diversidade dos territórios nacionais, a pluralidade da cultura brasileira e a ecologia representada pelos biomas nacionais. Após a caminhada, os jovens participaram da celebração eucarística. A missa foi presidida pelo vigário episcopal da Região Norte, padre José Carlos, e concelebrada pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o pároco, padre José Antonio Oliveira, o assessor regional da PJ, padre Rodrigo Arthur.

Durante a celebração a reflexão sobre a Terra e os cuidados com a casa comum foram reforçados. De uma forma completamente jovem e dinâmica, a bíblia foi acolhida de bicicleta pelos jovens. No momento do agradecimento, após a comunhão, trazendo a representatividade indígena, quilombola e ribeirinha, foi feita uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, relembrando seus 300 anos de aparição e sua proteção ao povo brasileiro.

“A santa de cor morena nasceu do centro do planeta Terra, ali representado durante toda a celebração eucarística bem ao centro da poliesportivo, por um globo terrestre de 3 metros ao som da linda música Sou Caipira de João Mineiro e Marciano. Foi lindo!”, ressalta Olivia.

Na parte da tarde a juventude, a programação contou com shows de Pop Rock (Flor Cecília), Axé Bahia (Axé Havaianos) e católicos (Os Precursores), além de participarem de oficina de Capoeira e tenda temática sobre o cuidado com o Meio Ambiente.

Leia também: Carta à juventude

Fotos: Paróquia São João Batista


Voltar

Confira também: