A equipe central da Pastoral da Juventude (PJ) se reuniu entre os dias 20 a 22 de outubro em Senhora dos Remédios, Região Mariana Sul, para fechar o calendário arquidiocesano da Pastoral da Juventude em 2018, ano que a PJ completa 30 anos na Arquidiocese.
Na sexta-feira (20), a reunião foi iniciada com a presença do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins Dias, que explicou sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE 2016-2020). Durante sua fala, ele fez um paralelo entre o PAE e o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude.
A Escola Arquidiocesana de Formação Integral (EAFIN) e o DNJ 2018 foram os grandes destaques da conversa. A EAFIN será realizada em cinco etapas, sendo elas itinerante, e cada região pastoral terá direito a 15 vagas. O Dia Nacional da Juventude de 2018 será promovido em nível arquidiocesano. O evento, agendando para o dia 14 de outubro, na Região Pastoral Mariana Norte, pretende ser ponto áureo da comemoração dos 30 anos da PJ na Arquidiocese.
“É muito importante que nossas cinco regiões se façam presentes nesses dois grandes eventos. Hoje temos na Equipe Central um resultado nítido do que foi a última EAFIN. E o DNJ vem para coroar os 30 anos da PJ na Arquidiocese. Desde 2012 não temos um DNJ a nível arquidiocesano. Então, será muito bom reunir todas as gerações de pejoteiros que já tivemos na Arquidiocese de Mariana neste evento” disse o secretário da PJ, Marcos Xavier.
Durante a reunião também foi feita uma avaliação de como estão os andamentos das 13 deliberações e propostas aprovadas na 11ª Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, ocorrida em 2016. Os membros da equipe central tiveram oportunidade de participar, também, dos festejos em honra a Nossa Senhora do Rosário na paróquia Nossa Senhora dos Remédios.