A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, encerrou, nesse domingo (22), a fase dos plenários de sua 10ª Assembleia Paroquial. Esta etapa teve caráter de assembleias comunitárias, onde cada comunidade apresentou contribuições, elegeu sua coordenação e escolheu os delegados da assembleia paroquial. Na ocasião também foram recolhidos os nomes indicados à coordenação paroquial.
Com o tema “Com Maria no segmento de Jesus” e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), o processo da 10ª Assembleia teve início no dia 20 de agosto, com uma tarde de estudo sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE 2016-2020) e apresentação da dinâmica da Assembleia, ocasião em que reuniu mais de 200 lideranças da paróquia.
A última semana de agosto foi dedicada à oração comunitária e pessoal. Na sequência, deu-se início aos encontros nas casas, por meio dos grupos de reflexão com um roteiro específico sobre a Assembleia Paroquial, ocasião para avaliar o trabalho, apresentar propostas, indicar nomes para a coordenação da comunidade e paroquial. Cerca de 1.000 exemplares foram distribuídos para reflexão nos grupos.
A partir de agora, as dimensões, pastorais, movimentos e ministérios extraordinários irão realizar os seus encontros específicos para avaliar, propor e indicar nomes para as coordenações. Essa etapa será promovida entre os dias 23 de outubro a 19 de novembro. Também, ao longo do mês de novembro, haverá a composição dos Conselhos Comunitários de Pastoral – CCP`s e do Conselho de Assuntos Econômico Paroquial – CAEP. Todo o processo observa com fidelidade as orientações do Manual dos Conselhos, elaborado pela Arquidiocese de Mariana.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, ocorrerá a culminância da 10ª Assembleia Paroquial, com a presença de expressivo número de delegações representando as comunidades e pastorais da paróquia de Fátima. Além da eleição da coordenação leiga paroquial, será eleita a coordenação das Dimensões da Ação Evangelizadora, bem como será definido o caminho pastoral que a paróquia irá assumir nos próximos três anos.
Os dias seguintes à Assembleia Paroquial serão destinados à posse dos Conselhos Comunitários e no dia 30 de dezembro será a posse dos conselhos paroquiais: CPP, CAEP e Colegiado das Pastorais.
Colaboração: Pascom de Fátima