2º Congresso da Catequese é aberto em Conselheiro Lafaiete

03/11/2017 às 19h37

O 2º Congresso Arquidiocesano da Catequese foi aberto nessa quinta-feira (2) casa Cardeal Cardjin, em Conselheiro Lafaiete. Com os objetivos de favorecer a reflexão, organização e articulação da dimensão bíblico-catequética e avaliar os papéis de cada catequista na perspectiva do Plano de Catequese, o encontro reúne mais 90 participantes, entre eles o assessor arquidiocesano da catequese, padre Geraldo Souza, o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o padre Jorge Nato e catequistas.

 “Eu creio que a história da catequese de Mariana, hoje, aumenta no seu livro mais um capítulo iniciando este congresso e este livro é grande, bonito de ser lido. Este livro contém o capítulo das assembléias, o capítulo das festas dos catequistas, o capítulo dos encontros e tem o capítulo dos congressos. Hoje, nós estamos iniciando o 2º Congresso da Catequese da nossa arquidiocese. O primeiro aconteceu no ano de 2009, em Itabirito. Naquela ocasião a alegria da chegada do novo plano, era sim misturada com o medo, porque havia muita coisa para trabalhar. O tempo passou, estamos em 2017. Mesmo que a gente não tenha grandes mudanças, mesmo que a gente não tenha grandes resultados, esse foi um tempo da agente abraçar e construir esse novo congresso”, ressalta o assessor arquidiocesano da catequese, padre Geraldo Souza.

Segundo padre Geraldo esta é uma grande oportunidade para analisar se o Plano da Catequese está sendo assumido por todos. “O que nós estamos conseguindo realizar e o que nós não estamos conseguindo realizar? O plano não é um presente que nós recebemos, o plano de catequese, “De todos para todos”, é um presente que todos nós, padres, catequistas, famílias, comunidades, damos aos nossos catequistas”, ressalta Souza.

Na abertura, padre Jorge Nato apresentou um panorama da catequese na arquidiocese de Mariana. Em sua fala, ele apresentou o contexto do catolicismo no Brasil e o histórico da iniciação cristã. Padre Jorge Nato concluiu dizendo que este congresso, assim como o primeiro congresso, apresenta muitos desafios. Mas, com coragem, criatividade e fé é possível superá-los. 


Voltar

Confira também: