Comemorando o dia do Seminário e também a solenidade de todos os santos foi realizada a instituição do ministério de leitor e acólito na comunidade da Teologia do Seminário São José nesse domingo (5). A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Os Leitores instituídos foram: Lucas Muniz Alberto (Paróquia Santo Antônio- Santa Barbara), Leonardo Sérgio (Paróquia São Sebastião - Correio de Almeida) e João Luis da Silva (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Piranga). E no Ministério de Acólito: Carlos Renato (Paróquia Bom Pastor – Barbacena), Gilsimar Tavares (Paróquia Santo Antônio – Cristiano Otoni) e Fernando Paulo (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conselheiro Lafaiete).
Para o leitor Lucas Muniz, receber este ministério é "primeiramente assumir a responsabilidade que a Igreja confia de anunciar o Evangelho a todas as pessoas e também de colaborar na formação das crianças, dos jovens e dos adultos na fé. Na caminhada vocacional marca um novo momento de maior configuração ao Cristo, Verbo de Deus, para melhor servir e amar".
Segundo o acólito Carlos Renato, receber o ministério de acólito "significa configurar-se a Cristo na missão de cuidar preferencialmente dos mais necessitados, levando a presença de Jesus Eucarístico a todos os doentes e também àqueles que se abrem ao amor de Deus e por Ele se deixam transformar".
Notícia e Fotos: Seminarista Emerson Henrique (1° ano de Teologia)