A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. Na arquidiocese de Mariana a abertura do Ano do Laicato será realizada no dia 25 de novembro, no encerramento da 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em Mariana. Para a realização dessa abertura foram convocados os coordenadores dos Conselhos Paroquiais de Pastoral.
Animados pela mística “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14, este ano tem como objetivo celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.
Dentro dos objetivos específicos do Ano do Laicato está a dinamização do estudo e prática do Documento 105 da CNBB e de outros do Magistério que se referem ao laicato. Segundo o presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese (CLAM), Fábio Silva, a proposta é que todos tenham acesso e que estudem esses documentos. “Este estudo nos ajuda a perceber a nossa importância na Igreja e na sociedade. Seria muito bom se conseguíssemos ter formações nas paróquias, comunidades, foranias. Que o ano do Laicato nos ajude a sermos sujeitos eclesiais, sal da terra e luz do mundo”, explica.
Encontros de formação e retiros especiais fazem parte da programação proposta pelo CLAM para a vivência deste tempo. Para Fábio as expectativas para o Ano do Laicato são as melhores possíveis. “Temos a esperança que esse ano desperte de fato o protagonismo dos cristãos leigos e leigas não só na Igreja mas sobretudo na sociedade. Em ano de eleições, num momento delicado que vivemos é muito importante termos agentes verdadeiros transformadores da sociedade e isso é possível se assumirmos nossa missão enquanto cristãos”, afirma.
Oração para o Ano do Laicato
Ó Trindade Santa, amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”.
Nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros de vosso povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho de vosso Reino.
Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora.
Nós vos pedimos, que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”.
Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristãos.
Amém