Elo entre as urgências de evangelização é tema de conferência na Assembleia de Pastoral

25/11/2017 às 09h22

“Urgência na evangelização: elo de toda ação pastoral” foi o tema da segunda conferência da 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral iniciada nessa sexta-feira (24), no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana. A temática foi apresentada por Leci Nascimento, da paróquia de Sant’Ana, em Carandaí.

Em sua fala, Leci apresentou as cinco urgências da ação evangelizadora apontadas nas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil (2011-2015). Segundo ela, os cristãos leigos e leigas são chamados a atuarem na ação pastoral, além de iniciarem um protagonismo em outros lugares da sociedade e a Igreja precisa superar uma pastoral de conservação e assumir uma pastoral missionária.

Para o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, sem uma decidida dos leigos e leigas não acontecerá uma ação pastoral. “Nós, ministros ordenados, somos mais condicionados do que os leigos. Vocês, leigos e leigas, precisam ajudar o corpo eclesial a fazer esse movimento, pois vocês têm mais liberdade para inovar no campo em que cada um atua”, ressalta.

Neste ano, a Assembleia tem como “Igreja em Saída a serviço do reino de Deus”. Além dos membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), todos os membros dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP) estão participando, totalizando mais de 140 pessoas.

 

Trabalhos em grupos

Após a conferência, os participantes foram divididos em sete grupos para realizar um levantamento e apontar três periferias que a arquidiocese precisa trabalhar nos próximos anos. A escolha de quais periferias irão guiar as ações pastorais no próximo triênio serão apresentadas neste sábado (25).

 

Cartilha da Dimensão Sociopolítica

Encerrando o primeiro dia da 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral foi apresentada a proposta de cartilha da Dimensão Sociopolítica. A ideia é que este material seja aprovado pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

A Assembleia de Pastoral termina neste sábado com a celebração de abertura do Ano Nacional do Laicato.


Voltar

Confira também: