Dom Geraldo declara aberto o Ano Nacional do Laicato na Arquidiocese

27/11/2017 às 09h42

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, declarou aberto o Ano Nacional do Laicato na Arquidiocese de Mariana na celebração eucarística realizada no sábado (25), na capela do Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana. A missa fez parte da programação da 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que reuniu padres, diáconos, leigos e leigas, nos dias 24 e 25, para discutir e votar quais serão as prioridades do próximo triênio.

Na homilia, Dom Geraldo destacou a necessidade de celebrar o Ano do Laicato, logo após o Ano da Vocação Sacerdotal. “Se ficássemos só com o Ano da Vocação Sacerdotal nós poderíamos induzir a uma compreensão errônea da Igreja. Mas também se só celebrássemos o Ano do Laicato cairíamos no mesmo erro. Erram os que identificam a Igreja com o clero, os ministros ordenados, como erram igualmente os que identificam o povo de Deus com o laicato. Se nós identificarmos a Igreja como clero, nós deixamos os leigos fora da Igreja. Mas também se nós identificarmos o povo de Deus como laicato, nós deixamos os ministros ordenados fora do povo de Deus. Igreja somos todos nós. Povo de Deus somos todos nós”, explicou.

Dom Geraldo ressaltou também a importância de ajustar a visão errônea que muitos ainda têm de uma Igreja como uma pirâmide “A diferença não é de grau 'aqui nesse degrau está o leigo, no degrauzinho acima está o padre por causa da ordenação'. Não é assim, não é uma diferença de degrau. É uma diferença na essência. É outra forma de participação”, disse. “Graças a Deus a igreja particular de Mariana nesse processo já deu grandes passos, como nós experimentamos, vivenciamos aqui. Foi isto a nossa Assembleia Arquidiocesana, que bonita a participação de todos: bispo, presbíteros, diáconos, religiosas, leigos e leigas, todos sentados ao redor da mesma mesa discutindo os mesmos assuntos e participando das mesmas decisões. Que bonito! Experiência de Igreja, povo de Deus, nós estamos vivendo e agora expressamos isso na forma sacramental da celebração da Eucaristia”, completou.

Ao final da celebração, foi lida a Carta ao povo de Deus da Arquidiocese de Mariana sobre o Ano do Laicato. Em seguida, cada coordenador paroquial recebeu um estandarte da Sagrada Família, que deve servir de motivação para que o Ano do Laicato seja celebrado nas comunidades. “E agora? O que vamos fazer com esse estandarte? Você vai levar para a sua paróquia e lá o pároco, com o conselho paroquial, deverão elaborar o roteiro da visita do estandarte e isso deve ser acompanhado em nível de forania. Precisamos fazer isso de modo organizado. Temos uma experiência bonita com a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida”, lembrou Dom Geraldo.


Voltar

Confira também: