Ano do Laicato é aberto nas paróquias da Arquidiocese

27/11/2017 às 16h43

Em comunhão com a Igreja do Brasil, as paróquias da arquidiocese de Mariana abriram oficialmente o Ano Nacional do Laicato, nesse domingo (26), Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, que será celebrado até a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, de 2018.

No sábado (25), ao término 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida na Casa da Filosofia do Seminário São José, em Mariana, foi realizada a abertura arquidiocesana do Ano do Laicato. Na ocasião o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, entregou a todas as paróquias um estandarte do Ano do Laicato, que deve visitar todas as comunidades da arquidiocese.

Região Sul

Na Região Sul, a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios, realizou uma caminhada com o estandarte do Ano do Laicato da comunidade de Nossa Senhora das Graças até a matriz, onde todos os movimentos e pastorais participaram da celebração. Ao final da missa foi lida a carta do arcebispo de Mariana dirigida às paróquias por ocasião da abertura do Ano Nacional do Laicato. Uma homenagem aos leigos e leigas foi promovida pela Sociedade Musical Santa Cecília depois da celebração.

Em Carandaí, na paróquia de Sant’ana, a abertura do Ano do Laicato foi realizada em todas as missas do final de semana. “Os leigos foram acolhidos nas portas da igreja com um pacotinho de sal lembrando o compromisso de sermos sal da terra e luz do mundo. O coordenador paroquial Ronaldo leu a carta enviada aos leigos pelo CLAM pelo dia do leigo e no final da missa fez a apresentação do estandarte do Ano Nacional do Laicato que ele recebeu em Mariana que irá percorrer toda as comunidades da paroquia ao longo do ano”, conta Leci Nascimento.

Todas as celebrações foram presididas pelo padre Geraldo Sabino, que salientou o compromisso do cristão ser sal e luz, principalmente neste momento em que a sociedade tem tantas urgências devido as percas de direitos.

Região Norte

A paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana, Região Norte, realizou a abertura do Ano do Laicato no sábado (25), dentro do contexto do tríduo em preparação para a festa de Santa Cecília, que no seu terceiro dia trouxe o tema “Sujeito eclesial na Igreja e no mundo”.

Padre Geraldo Martins, pároco, lembrando as palavras de Dom Geraldo, destacou a importância do Ano do Laicato para a Igreja. “Tendo sido encerrado em 15 de agosto o Ano da Vocação Sacerdotal, é muito oportuno que se inicie o Ano dos Leigos e Leigas, uma vez que não se pode pensar a Igreja sem os ministros ordenados ou sem os leigos. Assim sendo, o povo de Deus é constituído de todos os batizados; e quem celebra é toda a assembleia: ministros ordenados e leigos e leigas cristãos, cada qual de acordo com o que lhe é incumbido fazer”, disse o pároco. Ao término da missa, leu-se a carta do arcebispo de Mariana dirigida às paróquias por ocasião da abertura do Ano Nacional do Laicato.

Região Leste

Em Ponte Nova, a paróquia Santíssima Trindade celebrou com alegria a abertura do Ano do Laicato na celebração das 19h30 na igreja matriz. O estandarte foi acolhido pela comunidade que rezou a oração e cantou o hino deste ano. A carta do arcebispo sobre o Ano do Laicato foi lida em todas as missas da paróquia.

A paróquia Santo Antônio, em Canaã, também realizou a abertura nesse domingo. Durante a missa, celebrada pelo pároco, padre Sérgio José da Silva, foi realizada a entrada do estandarte do Ano do Laicato e de todos os coordenadores das comunidades, pastorais e movimentos representando os leigos da paroquia.

Região Oeste

A paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí, celebrou a Solenidade de Cristo Rei comemorando o dia dos leigos e leigas, no domingo (26). Na ocasião foi realizada a abertura do Ano do Laicato, com a acolhida do estandarte que acompanhará as atividades deste ano, e a primeira comunhão eucarística de várias crianças e adolescentes.

Leia a carta de Dom Geraldo ao povo de Deus da arquidiocese de Mariana sobre o Ano do Laicato


Voltar

Confira também: